Re: IME - Um Esclarecimento

>	De tal forma que, conversando com os alunos depois da provam, a
>Média de QUANTIDADE de questões feitas ficou em torno de 4 ou 5, no máximo
>cinco e pouco. E bons candidatos, preparados ao longo de um ano ou mais,
>que com certeza estarão em 1os lugares nos vestibulares civis (UFRJ,
>FUVEST, etc). Quem nunca fez um vestibular na vida, começar de cara com
>um IME, onde a concorrência é altíssima - em torno de 4mil para 80 vagas
>- realmente afeta o psicológico.
>
>	No mais, acrescento que, segundo folheto do próprio IME, este ano
serão
> [...]

Colegas da lista,
As informações que o Alexandre aí em cima (Ei, gostei desse nome!!) nos
passa vai ao encontro do que eu falei. E eu ainda acho que a faixa de
alunos que possam vir a gabaritar a prova vai ficar bem abaixo do que ele
falou, acho que nem a 5% vai chegar.  Agora vejam as considerações a que,
após rever a prova com mais cuidado, eu cheguei:

1) A primeira questão é bem fácil, porém no ensino médio tradicional
normalmente determinantes de grau 7 não são vistos, no máximo de grau 3 ou
4.

2) A segunda questão é feita rapidamente se o aluno lembrar-se do teorema
de Bolzano, fora isso terá uma dificuldade grande ou no mínimo um bom
trabalho.

3) A terceira questão é bem fácil, mas muita gente caiu ao esquecer de
fazer a restrição para a existência da função final.

4) Não vejo grandes dificuldades nessa questão.

5) É uma questão fácil, mas do tipo que ou vê a solução ou não adianta
ficar em cima (eu penso assim..). Possivelmente os alunos que estivessem
sendo preparados para este tipo de prova já devam ter visto alguma coisa
parecida. Encontrei uma questão muito parecida com essa na
coleção "fundamentos da matemática elementar - 3a edição", se não me
engano caiu na MAUÁ(SP)em 197?(e pouco). O que foi pedido aqui era o item
B lá, só que eles pediam uma outra coisa no item a que deveria ser usado.

6) Todas as outras questões acho que podem trazer problemas para a boa
parte dos candidatos, em especial as questões 6 e 9(eu achei...). Na
verdade eu tive bastante cuidado ao fazer essas duas questões e inclusive
ouve cursinho errando o gabarito.

Ou seja, de uma forma geral acho que os candidatos mais preparados,
aqueles que ocupam as primeiras colocações nos cursinhos, vão obter uma
média alta, mas a grande maioria deve ficar entre 4 e 5 mesmo.

PS. Uma dúvida: Se não me engano o RALPH era a maior média num vestibular
do IME. Isso é mesmo verdade?

[]'s a todos
Alexandre Vellasquez