Problema dif'icil de uma IMO

> Sejam a e b números inteiros positivos tais que ab+1 divide a²+b².
> Prove que  (a²+b²)/(ab+1)  é um quadrado perfeito.

Este problema 'e de uma IMO recente.
'E considerado um dos problemas mais dif'iceis que j'a caiu em qualquer
IMO. Mas a solu,c~ao 'e bem elementar. N~ao vou contar porque n~ao lembro
e para n~ao estragar mas a solu,c~ao pode ser encontrada na rede.

Para o caso de algu'em ter dificuldade com os expoentes no enunciado
acima, eu repito o enunciado em ASCII estrito:

Sejam a e b n'umeros inteiros positivos tais que ab+1 divide a^2+b^2.
Prove que  (a^2+b^2)/(ab+1) 'e  um quadrado perfeito.

[]s, N.