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Re: RES: [obm-l] Os limites e a falta de limite e de bom senso...
Caros,
Vou meter o bedelho onde N�O fui chamado e pela primeira vez com alguma
tristeza. Tenho 60 anos e fui professor de uma quantidade
inacredit�vel de profissionais que hoje habitam esta lista e com absoluta
certeza, a maioria com neur�nios matem�ticos muito mais competentes que
os meus (mesmo na �poca de meus 20, 30 40 e 50 anos de
idade). Fui professor de g�nios - n�o fizeram nenhuma
for�a para isto - � uma d�diva. E eu sempre assinalava
isto.
Nunca me inclui neste clube simplesmente porque n�o era e n�o o
sou. N�o sou hip�crita de achar que minha habilidade com a
Matem�tica � trivial. N�o, n�o �. Sou bom nisto. Mas
n�o sou �timo e j� fui melhor. Mas continuo sendo muito, mas
muito feliz.
Mas meu maior prazer na vida sempre foi a sala de aula e certamente,
quando jovem (comecei muito cedo nisto), eu dava aula para mim
mesmo e com toda certeza com um qu� de arrog�ncia. Do tipo
"isto � �bvio", "como voc� n�o aprendeu isto
ainda?", etc. Nesta �poca eu ainda n�o sabia que
n�o sabia...
L� pelos 30 anos descobri que muito mais prazer do que mostrar o que eu
sabia era fazer com que os alunos se motivassem a saber o que eu sabia (e
se poss�vel muito mais). Meu maior prazer N�O era mais a sala
de aula em si (a servi�o de um narcisismo idiota), mas poder propiciar
aos alunos minha experi�ncia de aprendizado, meu prazer com a beleza da
Matem�tica e, mandat�riamente, aumentar a auto-confian�a e auto-estima
dos que ainda n�o possuiam habilidade adequada a seu nivel escolar com a
Matem�tica (lugar comum na realidade brasileira).
O pov�o que habita esta lista (e ai me incluo), � "chegado"
numa competi��o e num bom desafio. E a forma como cada um gerencia
o grau de envolvimento nestes processos (ou lutas?) tamb�m depende da
consci�ncia do que representa esta competi��o e este desafio para a
psiqu� de cada um de n�s. Infelizmente muitas vezes se pisa
na bola. � uma pena. E em geral � porque h� outros
tipos de neur�nios n�o matem�ticos que tamb�m precisam ser desafiados
para a gente compreender um pouco mais o "outro" e a n�s
mesmos. Ou seja, aprender a ver os outros como tal e n�o como
simples espelhos de n�s mesmos
Um soci�logo extremamente criativo (Zygmunt Bauman), em um de seus textos
aborda a forma como uma sociedade v� um "estranho", um
"suposto invasor", que possui quest�es que p�em em
"risco" a estabilidade da tal sociedade. S�o
"perigosas" para o "status quo", para o "atual
equil�brio". Bauman usa a met�fora de "engulir" o
estranho para depois "regurgit�-lo", "expelindo-o" e
faz uma analogia com a forma como a sociedade "esconde seu
lixo" (os mendigos, os sem-terra, os sem-nada,
etc).
N�o pude evitar a lembran�a deste belo e instigante texto, quando
acompanhei alguns emails sobre "o que eu deveria saber sobre limite
mas n�o sei" ou "o que voc� est� fazendo nesta lista",
"mude de curso", etc, e outros tantos prejulgamentos muitas
vezes equivocados e preconceituosos.
Sugiro a todos os que vibram com o ensino da matem�tica (e n�o apenas ela
por ela mesma - que tamb�m tem sua beleza) quem fa�am um estagiozinho
dando aulas em alguma escola particular (conceituada ou n�o) e passar� a
entender a realidade brasileira e a frustra��o do colega que buscou ajuda
nesta lista e n�s quase que s� comprovamos a met�fora do Bauman.
Mais uma vez uma pena.
Mesmo sem ter procura��o de ningu�m nesta lista, pe�o desculpas a voc�,
Washington. Admiro a busca por solu��es para suas
dificuldades e a forma madura e elegante como respondeu a descortesia
(inconsciente ou n�o) que encontrou na lista.
� muito f�cil ser professor do Nicolau (o coordenador desta lista), a
quem admiro h� muitos anos. Mas tamb�m desafiador e instigante �
ser seu professor. Aceito este desafio como uma
parceria. Mas espero que voc� n�o queira aprender a
integral de Lebesgue. Fiquemos apenas com o C�lculo, que
definitivamente n�o tem nada de simples nem de complicado.
Ora bolas, simples � o que a gente j� sabe, j� dizia um fil�sofo de
botequim que n�o lembro o nome... ou em outra vers�o: problema
�bvio e o que j� sei como se resolve.... Frases absolutamente
idiotas, mas pelo menos divertidas.
Atenciosamente,
Carlos Nehab
At 16:09 14/9/2006, you wrote:
Bom, nesta lista sempre se consegue ajuda, a menos que seja um assunto
que ningu�m aqui conheca ou um problema que ningu�m aqui consiga
resolver. Mas quando a quest�o � muito geral, como uma pergunta sobre o
que eh limite ou o que eh derivada, aih a solucao eh mesmo consultar um
bom livro e, depois de adquirir algum conhecimentom sobre o assunto, aih
sim mandar d�vidas mais espec�ficas para esta lista, se vc nao conseguir
uma ajuda com um professor ou um colega.
Eh um fato que poucas pessoas gostam de
matematica e tem interesse em estuda-la mais a fundo. Eu fiz engenharia,
uma cadeira tradicionalmente conhecida como exata, portanto baseada, ao
menos em parte, em matematica, e encontrei muito poucos colegas
interessados em compreende-la mais a fundo. Se vc perguntar aa maioria
dos estudantes de engenharia ou aos que ja se formaram a definicao de
limite, aposto que muito poucos saber�o dizer. Dentre todos os meus
colegas de curso de engenharia, eu sou o unico que me interessei em
estudar assuntos que a grande maioria considera teoricos, sem objetivo
pratico e, ateh mesmo, conforme dizem alguns, uma verdadeira frescura.
Acredito que muitos dos colegas aqui da lista tenham tido experiencias
similares. Eu, por exemplo, gosto de Analise e sempre que posso estudo
assuntos nao cobertos em cursos de engenharia, como integral de Lebesgue.
Mas muita gente que ve aquelas "cobrinhas" que aparecem em
integrais diz que nao servem para nada e eh perda de tempo e dinheiro
estudar tais assuntos. Pra mim teve uma utilidade concreta, estudar estes
conceitos e entende-los, na medida do possivel e da minha capacidade, me
fez mais feliz. E isso vale para todos os ramos da matematica. E estou
certo que vale em qualquer ramo do conhecimento.
Mas para evoluir em matematica eh mesmo
fundamental gostar, estar disposto a raciocinar, a investir fosfato. Quem
s� estuda para passar na faculdade dificilmente evoluirah muito. Mas,
para a maioria, estudos mais profundos nao sao mesmo necessarios.
Artur
- -----Mensagem original-----
- De: owner-obm-l@mat.puc-rio.br
[
mailto:owner-obm-l@mat.puc-rio.br]Em nome de Washington
- Enviada em: quinta-feira, 14 de setembro de 2006 12:31
- Para: obm-l@mat.puc-rio.br
- Assunto: RE: [obm-l] Como se resolve limite?
- N�o,n�o foi grosso,s� foi objetivo e vou responder da mesma forma.
;-)
- A universidade eu prefiro n�o dizer em raz�o da discrimina��o que
acontece em todo lugar. Uma lista de discuss�o n�o seria diferente. O que
posso dizer � que � universidade conceituada e paga. Professores
excelentes,com mestrado,doutorado,entre outras especializa��es,mas os
alunos,como em muitos lugares,n�o aprendem a fundo. Posso colocar como
culpado o ensino tradicional que n�o incentiva o aprendiz a pensar.
Simplesmente joga f�rmulas na cara da pessoa e quem quiser que se
vire.
- Eu n�o tranco a mat�ria porque sou persistente e tenho esperan�a de
ser aprovado. N�o mudo de curso porque vou muito bem em
algoritmos(programa��o),adoro criar programas. Meu problema mesmo s�o nas
cadeiras que envolvem matem�tica muito te�rica.
- Se c�lculo I � mat�ria simples,eu n�o consigo entender como tantos
alunos n�o sabem me responder nada do que pergunto. Converso com alunos
de universidades estaduais,federais,particulares,de cursos de ci�ncia da
computa��o,engenharia,engenharia de produ��o,etc e n�o sabem(ou talvez
tenham certa alergia � matem�tica,visto que poucas pessoas gostam de
raciocinar). N�o s�o tantos,mas n�o posso ficar procurando gente nesses
lugares s� com esse interesse.
- Pergunte sobre o que passou numa novela,que rapidamente vc tem uma
resposta. Agora,pergunte sobre matem�tica que a maioria faz ihhhhh. Se
entende,n�o quer compartilhar o que sabe.
- Meu professor disse que os alunos estudassem muito porque � a cadeira
que mais reprova.
- "Vc chama uma simples fatora��o do tipo
a^3+b^3=(a+b)(a^2-2ab+b^2) de teorema?"
- N�o sei diferenciar teorema de uma f�rmula.
- Como livros n�o ajudam,procuro o dicion�rio. Teorema,segundo ele,�
uma proposi��o que pra ser admitida,precisa de uma demonstra��o.
- "Luiz H. Barbosa" <ricklista@bol.com.br>
escreveu:
- Se eu fosse vc mudaria de curso ou trancaria a mat�ria. Pq se o seu
prof ja entrou em derivadas, e visto que vc tem outras mat�rias para
estudar, n�o tem como aprender em pouco tempo.
- Qual faculdade vc estuda?
- Esses teoremas a que vc se refere me parece que � fatora��o.� isso
mesmo?Vc chama uma simples fatora��o do tipo a^3+b^3=(a+b)(a^2-2ab+b^2)
de teorema?
- Calculo 1 � uma mat�ria simples!!E se vc estuda em faculdade federal
� melhor se acostumar com o tipo de professor!!
- Abra�o e me desculpe se fui grosso,
- Luiz H. B. Rocha
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