[Date Prev][Date Next][Thread Prev][Thread Next][Date Index][Thread Index]

RES: [obm-l] Como se resolve limite?



Bom, nesta lista sempre se consegue ajuda, a menos que seja um assunto que ninguém aqui conheca ou um problema que ninguém aqui consiga resolver. Mas quando a questão é muito geral, como uma pergunta sobre o que eh limite ou o que eh derivada, aih a solucao eh mesmo consultar um bom livro e, depois de adquirir algum conhecimentom sobre o assunto, aih sim mandar dúvidas mais específicas para esta lista, se vc nao conseguir uma ajuda com um professor ou um colega.
 
Eh um fato que poucas pessoas gostam de matematica e tem interesse em estuda-la mais a fundo. Eu fiz engenharia, uma cadeira tradicionalmente conhecida como exata, portanto baseada, ao menos em parte, em matematica, e encontrei muito poucos colegas interessados em compreende-la mais a fundo. Se vc perguntar aa maioria dos estudantes de engenharia ou aos que ja se formaram a definicao de limite, aposto que muito poucos saberão dizer. Dentre todos os meus colegas de curso de engenharia, eu sou o unico que me interessei em estudar assuntos que a grande maioria considera teoricos, sem objetivo pratico e, ateh mesmo, conforme dizem alguns, uma verdadeira frescura. Acredito que muitos dos colegas aqui da lista tenham tido experiencias similares. Eu, por exemplo, gosto de Analise e sempre que posso estudo assuntos nao cobertos em cursos de engenharia, como integral de Lebesgue. Mas muita gente que ve aquelas "cobrinhas" que aparecem em integrais diz que nao servem para nada e eh perda de tempo e dinheiro estudar tais assuntos. Pra mim teve uma utilidade concreta, estudar estes conceitos e entende-los, na medida do possivel e da minha capacidade, me fez mais feliz. E isso vale para todos os ramos da matematica. E estou certo que vale em qualquer ramo do conhecimento.
 
Mas para evoluir em matematica eh mesmo fundamental gostar, estar disposto a raciocinar, a investir fosfato. Quem só estuda para passar na faculdade dificilmente evoluirah muito. Mas, para a maioria, estudos mais profundos nao sao mesmo necessarios.
Artur 
 
-----Mensagem original-----
De: owner-obm-l@mat.puc-rio.br [mailto:owner-obm-l@mat.puc-rio.br]Em nome de Washington
Enviada em: quinta-feira, 14 de setembro de 2006 12:31
Para: obm-l@mat.puc-rio.br
Assunto: RE: [obm-l] Como se resolve limite?

Não,não foi grosso,só foi objetivo e vou responder da mesma forma. ;-)

A universidade eu prefiro não dizer em razão da discriminação que acontece em todo lugar. Uma lista de discussão não seria diferente. O que posso dizer é que é universidade conceituada e paga. Professores excelentes,com mestrado,doutorado,entre outras especializações,mas os alunos,como em muitos lugares,não aprendem a fundo. Posso colocar como culpado o ensino tradicional que não incentiva o aprendiz a pensar. Simplesmente joga fórmulas na cara da pessoa e quem quiser que se vire.

Eu não tranco a matéria porque sou persistente e tenho esperança de ser aprovado. Não mudo de curso porque vou muito bem em algoritmos(programação),adoro criar programas. Meu problema mesmo são nas cadeiras que envolvem matemática muito teórica.

Se cálculo I é matéria simples,eu não consigo entender como tantos alunos não sabem me responder nada do que pergunto. Converso com alunos de universidades estaduais,federais,particulares,de cursos de ciência da computação,engenharia,engenharia de produção,etc e não sabem(ou talvez tenham certa alergia à matemática,visto que poucas pessoas gostam de raciocinar). Não são tantos,mas não posso ficar procurando gente nesses lugares só com esse interesse.

Pergunte sobre o que passou numa novela,que rapidamente vc tem uma resposta. Agora,pergunte sobre matemática que a maioria faz ihhhhh. Se entende,não quer compartilhar o que sabe.

Meu professor disse que os alunos estudassem muito porque é a cadeira que mais reprova.

"Vc chama uma simples fatoração do tipo a^3+b^3=(a+b)(a^2-2ab+b^2) de teorema?"

Não sei diferenciar teorema de uma fórmula.
Como livros não ajudam,procuro o dicionário. Teorema,segundo ele,é uma proposição que pra ser admitida,precisa de uma demonstração.


"Luiz H. Barbosa" <ricklista@bol.com.br> escreveu:
Se eu fosse vc mudaria de curso ou trancaria a matéria. Pq se o seu prof ja entrou em derivadas, e visto que vc tem outras matérias para estudar, não tem como aprender em pouco tempo.
Qual faculdade vc estuda?
Esses teoremas a que vc se refere me parece que é fatoração.É isso mesmo?Vc chama uma simples fatoração do tipo a^3+b^3=(a+b)(a^2-2ab+b^2) de teorema?
Calculo 1 é uma matéria simples!!E se vc estuda em faculdade federal é melhor se acostumar com o tipo de professor!!
Abraço e me desculpe se fui grosso,
Luiz H. B. Rocha


Novidade no Yahoo! Mail: receba alertas de novas mensagens no seu celular. Registre seu aparelho agora!