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Re: [obm-l] ESQUEÇAM A ÁLGEBRA!
Nao dah pra esquecer a algebra. A algebra tem
aolicacao em todos os ramos da matematica e em grande
parte de nossas vidas. A algebra aparece em clausulas
contratuais, como as de reajuste de precos, em
praticamente tudo em que hah necessidae de alguma
generalizacao. Planilhas eletronicas sao uma aplicacao
da algebra. Computacao em geral, tambem. Formularios,
eletronicos ou nao, sao uma aplicacao da algebra. O
capo "nome", por exemplo, eh uma variavel que assume
diverdsos valores.
Sem a algebra, como expressar as bisetrizes de um
triangulo conhecendo os seus lados?
O mundo eh algebrico.
Artur
--- Jorge Luis Rodrigues e Silva Luis
<jorgelrs1986@hotmail.com> wrote:
> Calma! Apenas frações e contas em lugar de equações
> e incógnitas, pois nem
> só de xis vive a matemática. Muitas vezes, formas
> não "matemáticas" de
> resolver um problema podem ser mais elegantes e
> econômicas.
>
> Uma senhora resolve presentear os três filhos com
> ovos frescos que traz em
> uma cesta. Ao mais velho, ela dá a metade do que
> possui e mais meio ovo. O
> do meio recebe metade do que restou na cesta e mais
> meio ovo. O filho mais
> novo ganha a metade do novo resto e mais meio ovo e
> a mãe fica sem nada.
> Quantos ovos havia na cesta e quantos a mãe deu a
> cada filho?
>
> Raciocinando do terceiro para o primeiro filho: se a
> mãe deu ao último filho
> metade do que havia na cesta e mais meio ovo,
> ficando sem nada, é porque
> meio ovo é a metade do conteúdo da cesta. Logo,
> havia um ovo apenas quando
> ela chegou ao terceiro filho. Bem, já sabemos que o
> terceiro recebeu apenas
> um ovo, que era tudo o que a mãe possuia ao deixar o
> segundo filho. Ora, ao
> segundo filho, ela deu a metade do que havia sobrado
> do primeiro e mais meio
> ovo, ficando, como já sabemos, com um único ovo. Se
> não tivesse dado o meio
> ovo, teria lhe restado um ovo e meio, ou seja,
> metade da quantidade com que
> chegou ao segundo filho: três ovos. Observe que, se
> chegou ao segundo com
> três ovos, deu metade da quantidade (um e meio) e
> mais meio: dois ovos
> portanto. Assim, já sabemos que ao terceiro ela deu
> um ovo e ao segundo,
> dois, tendo vindo do primeiro filho com três ovos.
> Isso é a metade do total,
> menos meio ovo; portanto, a metade do conteúdo total
> da cesta é equivalente
> a três ovos e meio. Consequentemente, a mãe possuia
> sete ovos. Ao primeiro
> filho deu a metade (três e meio) e mais meio =
> quatro ovos.
>
> Da mesma forma como registramos o uso abusivo do
> computador e das
> calculadoras no ensino fundamental, tem muita gente
> que quando as esquece em
> casa tem a sensação de ter saído sem cérebro. O
> mesmo se aplica a certos
> currículos que, de tão algebrizados sonegam aos
> alunos a Aritmética e a
> Geometria.
>
> Abraços!
>
>
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