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[obm-l] Re: [obm-l] ESQUEÇAM A ÁLGEBRA!
Com esta forma coloquial de lidar com matemática só dá pra resolver
problemas de ovo galinha e filhos.
Certamente este não é o objetivo dela e ainda bem que a muito tempo os
homens entenderam que a linguagem simbólica é mais eficiente.
Sua abordagem vale como diversão e acho que com este objetivo é muito
válida, afinal sem diversão a vida seria muito chata.
Lembra dos algarismos romanos ?
Lembra porque eles foram abandonados ?
Ojesed.
----- Original Message -----
From: "Jorge Luis Rodrigues e Silva Luis" <jorgelrs1986@hotmail.com>
To: <obm-l@mat.puc-rio.br>
Sent: Wednesday, May 03, 2006 8:53 AM
Subject: [obm-l] ESQUEÇAM A ÁLGEBRA!
> Calma! Apenas frações e contas em lugar de equações e incógnitas, pois nem
> só de xis vive a matemática. Muitas vezes, formas não "matemáticas" de
> resolver um problema podem ser mais elegantes e econômicas.
>
> Uma senhora resolve presentear os três filhos com ovos frescos que traz em
> uma cesta. Ao mais velho, ela dá a metade do que possui e mais meio ovo. O
> do meio recebe metade do que restou na cesta e mais meio ovo. O filho mais
> novo ganha a metade do novo resto e mais meio ovo e a mãe fica sem nada.
> Quantos ovos havia na cesta e quantos a mãe deu a cada filho?
>
> Raciocinando do terceiro para o primeiro filho: se a mãe deu ao último
> filho metade do que havia na cesta e mais meio ovo, ficando sem nada, é
> porque meio ovo é a metade do conteúdo da cesta. Logo, havia um ovo apenas
> quando ela chegou ao terceiro filho. Bem, já sabemos que o terceiro
> recebeu apenas um ovo, que era tudo o que a mãe possuia ao deixar o
> segundo filho. Ora, ao segundo filho, ela deu a metade do que havia
> sobrado do primeiro e mais meio ovo, ficando, como já sabemos, com um
> único ovo. Se não tivesse dado o meio ovo, teria lhe restado um ovo e
> meio, ou seja, metade da quantidade com que chegou ao segundo filho: três
> ovos. Observe que, se chegou ao segundo com três ovos, deu metade da
> quantidade (um e meio) e mais meio: dois ovos portanto. Assim, já sabemos
> que ao terceiro ela deu um ovo e ao segundo, dois, tendo vindo do primeiro
> filho com três ovos. Isso é a metade do total, menos meio ovo; portanto, a
> metade do conteúdo total da cesta é equivalente a três ovos e meio.
> Consequentemente, a mãe possuia sete ovos. Ao primeiro filho deu a metade
> (três e meio) e mais meio = quatro ovos.
>
> Da mesma forma como registramos o uso abusivo do computador e das
> calculadoras no ensino fundamental, tem muita gente que quando as esquece
> em casa tem a sensação de ter saído sem cérebro. O mesmo se aplica a
> certos currículos que, de tão algebrizados sonegam aos alunos a Aritmética
> e a Geometria.
>
> Abraços!
>
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> Instruções para entrar na lista, sair da lista e usar a lista em
> http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau/olimp/obm-l.html
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