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[obm-l] Re: [obm-l] ESQUEÇAM A ÁLGEBRA!



Com esta forma coloquial de lidar com matemática só dá pra resolver 
problemas de ovo galinha e filhos.
Certamente este não é o objetivo dela e ainda bem que a muito tempo os 
homens entenderam que a linguagem simbólica é mais eficiente.
Sua abordagem vale como diversão e acho que com este objetivo é muito 
válida, afinal sem diversão a vida seria muito chata.
Lembra dos algarismos romanos ?
Lembra porque eles foram abandonados ?

Ojesed.

----- Original Message ----- 
From: "Jorge Luis Rodrigues e Silva Luis" <jorgelrs1986@hotmail.com>
To: <obm-l@mat.puc-rio.br>
Sent: Wednesday, May 03, 2006 8:53 AM
Subject: [obm-l] ESQUEÇAM A ÁLGEBRA!


> Calma! Apenas frações e contas em lugar de equações e incógnitas, pois nem 
> só de xis vive a matemática. Muitas vezes, formas não "matemáticas" de 
> resolver um problema podem ser mais elegantes e econômicas.
>
> Uma senhora resolve presentear os três filhos com ovos frescos que traz em 
> uma cesta. Ao mais velho, ela dá a metade do que possui e mais meio ovo. O 
> do meio recebe metade do que restou na cesta e mais meio ovo. O filho mais 
> novo ganha a metade do novo resto e mais meio ovo e a mãe fica sem nada. 
> Quantos ovos havia na cesta e quantos a mãe deu a cada filho?
>
> Raciocinando do terceiro para o primeiro filho: se a mãe deu ao último 
> filho metade do que havia na cesta e mais meio ovo, ficando sem nada, é 
> porque meio ovo é a metade do conteúdo da cesta. Logo, havia um ovo apenas 
> quando ela chegou ao terceiro filho. Bem, já sabemos que o terceiro 
> recebeu apenas um ovo, que era tudo o que a mãe possuia ao deixar o 
> segundo filho. Ora, ao segundo filho, ela deu a metade do que havia 
> sobrado do primeiro e mais meio ovo, ficando, como já sabemos, com um 
> único ovo. Se não tivesse dado o meio ovo, teria lhe restado um ovo e 
> meio, ou seja, metade da quantidade com que chegou ao segundo filho: três 
> ovos. Observe que, se chegou ao segundo com três ovos, deu metade da 
> quantidade (um e meio) e mais meio: dois ovos portanto. Assim, já sabemos 
> que ao terceiro ela deu um ovo e ao segundo, dois, tendo vindo do primeiro 
> filho com três ovos. Isso é a metade do total, menos meio ovo; portanto, a 
> metade do conteúdo total da cesta é equivalente a três ovos e meio. 
> Consequentemente, a mãe possuia sete ovos. Ao primeiro filho deu a metade 
> (três e meio) e mais meio = quatro ovos.
>
> Da mesma forma como registramos o uso abusivo do computador e das 
> calculadoras no ensino fundamental, tem muita gente que quando as esquece 
> em casa tem a sensação de ter saído sem cérebro. O mesmo se aplica a 
> certos currículos que, de tão algebrizados sonegam aos alunos a Aritmética 
> e a Geometria.
>
> Abraços!
>
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