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Re: [obm-l] Problema



Olha, esse enunciado n�o � verdade. Podemos dipor as moedas da seguinte maneira:
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Essa disposi��o � perfeitamente vi�vel e n�o contraria o enuunciado
(15 moedas de mesmo diametro formando um triangulo equilatero).

Ora, usando essa conven�ao de X e O, podemos botar as moedas assim:

             O
           X   X
        O        X
      X             O
   O                  X
 X   X   O   X   O  O

N�o formando assim, qualquer triangulo equilatero (n�o estou querendo
ser pentelho, mas � que realmente eu pensei nessa configura�ao antes
de pensar naquela onde estao todas amontoadas).

On Tue, 15 Feb 2005 21:53:09 -0300, F�bio Dias Moreira
<fabio@dias.moreira.nom.br> wrote:
> benedito escreveu:
> > Quinze moedas de mesmo di�metro s�o dispostas formando um tri�ngulo
> > eq�il�tero. As faces de cada uma das moedas s�o pintadas ou de branco ou
> > de preto. Prove que, qualquer que seja a pintura, existem tr�s moedas de
> > mesma cor cujos centros s�o v�rtices de um tri�ngulo eq�il�tero.
> > [...]
> 
> Suponha que n�o h� tri�ngulo equil�tero e considere o tabuleiro:
> 
>     .
>    . .
>   . a .
>  . a a .
> . . . . .
> 
> Os tr�s quadrados marcados com a n�o podem ser da mesma cor. Suponha
> s.p.d.g. que eles s�o pintados da seguinte forma:
> 
>     .
>    . .
>   . O .
>  . X X .
> . . 1 . .
> 
> (Eu estou seguindo a conven��o do Go -- O � branco, X � preto)
> 
> O ponto 1 deve ser branco:
> 
>     .
>    . .
>   . O .
>  2 X X 2
> . . O . .
> 
> Os pontos 2 t�m que ser pretos:
> 
>     .
>    . .
>   . O .
>  X X X X
> . 3 O 3 .
> 
> Os pontos 3 t�m que ser brancos:
> 
>     .
>    . .
>   . * .
>  X X X X
> . * O * .
> 
> Mas ent�o acabamos de formar um tri�ngulo equil�tero nos tr�s pontos
> marcados.
> 
> []s,
> 
> --
> F�bio Dias Moreira
> 
> =========================================================================
> Instru��es para entrar na lista, sair da lista e usar a lista em
> http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau/olimp/obm-l.html
> =========================================================================
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Instru��es para entrar na lista, sair da lista e usar a lista em
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