A sugestão do Marcio Cohen parece-me a melhor maneira de resolver a questão para alunos do ensino medio.
Para n>4, n! é multiplo de 10, ou seja, termina em 0. Logo, nao ha alteraçao do digito final da soma para n>4. Para n=1, a soma vale 1; para n=2, vale 3; para n=3, vale9; para n=4, vale 33; a partir daí, todos os valores terminam em 3 e nao ha mais quadrados perfeitos. ============================================================== Mensagem enviada pelo CIP WebMAIL - Nova Geração - v. 2.1 CentroIn Internet Provider http://www.centroin.com.br Tel: (21) 2542-4849, (21) 2295-3331 Fax: (21) 2295-2978 Empresa 100% Brasileira - Desde 1992 prestando servicos online ---------- Original Message ----------- From: "Fellipe Rossi" <felliperossi@superig.com.br> To: <obm-l@mat.puc-rio.br> Sent: Sun, 9 May 2004 21:11:54 -0300 Subject: [obm-l] Re: [obm-l] Re: [obm-l] Questão de 2o. grau > Sim, mas essas demonstrações exigem uma experiência raramente encontrada em alunos de 2o. grau. > > Outra questão do tipo seria mostrar que pra n>1, n pertence a N, que (n^2)! > (n!)^2 > > No caso eu faria: > > (n^2)! = 1*2*3*...*n^2 = 1*2*3...*n*(n+1)*(n+2)*...*n^2 > (n!)^2= 1*1*2*2*3*3*4*4*...*n*n = 1*2*3...*n*1*2*3...*n > > como (n+1)(n+2)...n^2 > 1*2*3...*n pois n+1>1, n+2>2,..., n^2>n provamos > > Porém é mais um tipo de resolução que raramente entra na cabeça de vestibulandos. > > Oq é mais normal fazer seria: > (2^2)! = 24 > (2!)^2 = 4 > > (3^2)! = 9! > (3!)^2 = 36 > > para valores maiores de n maior será a diferença... > > O que eu queria saber é se uma Banca de vestibular aceita esses tipos de resolução. > > Grato pela atenção! > Rossi
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