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[obm-l] Re: [obm-l] Re: [obm-l] Re: [obm-l] Re:_[obm-l]_Como_os_Matemáticos_Complicam_II



Oi amigo José Paulo.
Tudo legal?

Não, sua resposta está errada.

Um capital inicial X a cada mes aumenta a uma taxa J. Isto é, depois de um
mês o capitál ter-se-á tornado

X + XJ = X(1 + J)

Depois de mais um mês, este capital - X(1 + J) - tornar-se-á X(1 + J) (1 +
J) = X(1 + J)^2. E assim por diante. Após 12 meses o capital será de X(1 +
J)^12. A princípio era X, depois de 12 meses com taxa mensal J, tornou-se
X(1 + J)^2, logo o percentual em relação ao capital inicial é (1 + J)^12 =
112% = 1.12. Para determinar J você precisa calcular a raiz doze-ésima de
1.12, a saber, J = (1.12)^(1/12) - 1. Está aí um exemplo prático de
aplicação de raízes n-ésimas onde n > 2.

Aviso a todos: discutam com nosso coléga José Paulo atraves de e-mails
individuais!

Abração!
Duda.

> From: J.Paulo roxer ´til the end

Mais um sábio.Sábio mesmo,sem ironia,claro.

Depois darei exemplos de questões q tenho dificuldades.Em razão de tanta
gente responder com falta de bons modos,acho q não fui muito conciso.

Re:12/12=1%

[ ]´s

João Paulo
----- Original Message -----
From: Josimar Silva
To: obm-l@mat.puc-rio.br
Sent: Sunday, July 13, 2003 11:24 AM
Subject: [obm-l] Re: [obm-l] Re:_[obm-l]_Como_os_Matemáticos_Complicam_II


Olá João! Li seu desbafo e fiquei triste porque sei que essa é a angústia de
vários alunos que foram massacrados com algumas besteiras na escola e, ainda
para completar, o que era belo e importante, deixou-se passar despercebido,
principalmente porque, em muitos casos, o próprio professor não o via assim.
Você e milhões de jovens são o produto da má formação desses professores e
também do sistema de ensino das escolas, que enfiam uma enorme lista de
conteúdos goela a dentro do professor que, por sua vez, faz o mesmo com os
alunos. Aos 15 anos me apaixonei por matemática. Vi nela a beleza que foi
vista por Arquimedes, Pascal, Descartes, Newton, Russell, Einstein,
Aristóteles e quase todos os outros nossos grandes filósofos e pensadores.
Mas via também que meus colegas de turma não pensavam assim e eu tentava
mostrar a eles a ligação de tudo aquilo com o nosso mundo real, como por
exemplo, a beleza dos padrões matemáticos contidos numa colméia de abelhas.
Mas não tinha sucesso, visto que, dos poucos colegas que entendiam, alguns
não achavam interessante e diziam um pungente "e daí?". Como professor de
matemática, sempre me esforcei em não reproduzir alunos como você, mas
também fui vítima da correria de "dar a matéria" e não pude evitar
completamente este mal.
Porém, influenciei mais de uma dezena de alunos a fazerem matemática,
mostrando que ela (pelo menos para mim) estava mais para a arte do que para
edificações, circuitos, CDs etc. Tente se destituir de toda essa angústia e
comece a olhar a matemática com outros olhos. Um ótimo livro (bem light) é
"O último teorema de FERMAT" de Simon Sigh, da editora Record. Não tem conta
chata para fazer, é só texto (embora acho que contas chatas devam existir
pois não dá pra ficar só no papo). Se quiser, posso indicar muitos outros.
A respeito da sua pergunta sobre a utilidade de raízes com índices
superiores a 2 (foi isso mesmo?), tente resolver o seguinte problema.
Se um capital está aplicado (juros compostos) a uma taxa de 12% ao ano,
determine a taxa mensal de juros.
[]s, Josimar
 ----- Original Message -----
From: DEOLIVEIRASOU@aol.com
To: obm-l@mat.puc-rio.br
Sent: Saturday, July 12, 2003 5:24 PM
Subject: Re: [obm-l] Re:_[obm-l]_Como_os_Matemáticos_Complicam_II


Brilhante Shine!!! Brilhante mesmo!!! Vou imprimir seu texto...digno de um
grande professor!!! Parabéns!
        Crom
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