Olá João! Li seu desbafo e fiquei triste porque sei
que essa é a angústia de vários alunos que foram massacrados com algumas
besteiras na escola e, ainda para completar, o que era belo e importante,
deixou-se passar despercebido, principalmente porque, em muitos casos, o próprio
professor não o via assim. Você e milhões de jovens são o produto da má formação
desses professores e também do sistema de ensino das escolas, que enfiam uma
enorme lista de conteúdos goela a dentro do professor que, por sua vez, faz o
mesmo com os alunos. Aos 15 anos me apaixonei por matemática. Vi nela a beleza
que foi vista por Arquimedes, Pascal, Descartes, Newton, Russell, Einstein,
Aristóteles e quase todos os outros nossos grandes filósofos e pensadores. Mas
via também que meus colegas de turma não pensavam assim e eu tentava mostrar a
eles a ligação de tudo aquilo com o nosso mundo real, como por exemplo, a beleza
dos padrões matemáticos contidos numa colméia de abelhas. Mas não tinha sucesso,
visto que, dos poucos colegas que entendiam, alguns não achavam interessante e
diziam um pungente "e daí?". Como professor de matemática, sempre me esforcei em
não reproduzir alunos como você, mas também fui vítima da correria de "dar a
matéria" e não pude evitar completamente este mal.
Porém, influenciei mais de uma dezena de alunos a
fazerem matemática, mostrando que ela (pelo menos para mim) estava mais para a
arte do que para edificações, circuitos, CDs etc. Tente se destituir de toda
essa angústia e comece a olhar a matemática com outros olhos. Um ótimo
livro (bem light) é "O último teorema de FERMAT" de Simon Sigh, da editora
Record. Não tem conta chata para fazer, é só texto (embora acho que contas
chatas devam existir pois não dá pra ficar só no papo). Se quiser, posso indicar
muitos outros.
A respeito da sua pergunta sobre a utilidade de
raízes com índices superiores a 2 (foi isso mesmo?), tente resolver o seguinte
problema.
Se um capital está aplicado (juros compostos)
a uma taxa de 12% ao ano, determine a taxa mensal de juros.
[]s, Josimar
----- Original Message -----
|