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[obm-l] [obm-l]_Como_os_Matemáticos_(GEOM)



Por que tanta agressividade com quem questiona? Tudo bem que seus argumentos podem não ser lá muito firmes, mas é no que ele acredita e temos o dever de respeitá-lo, sermos educados e de não humilhar ninguém. Esse negócio de tem que ser assim e pronto não é legal.
 
Para acabar com a baixaria, eis um problema de geometria para alegrar essas jovens mentes brilhantes:
 
Problema 1
Considere um triângulo ABC, retângulo em A. Constróem-se, externamente ao triângulo, os triângulos equiláteros PAC e QBC. Se M é o ponto médio do lado AB, QM=11 e PM=7, determine as medidas dos lados do triângulo ABC.
 
Problema 2
Num terreno plano, um observador posiciona-se num ponto Q e avista um balão sob o ângulo de 45 graus, com o plano da horizontal. O mesmo acontece quando ele se posiciona num ponto P. E quando ele se posiciona num ponto O, ele o avista sob um ângulo de 60 graus com  a horizontal. Supondo o balão imóvel e que o triângulo OPQ é retângulo em O e que OQ = 4 e OP=3, determine a altura do balão.
 
 
Inclusive o João Paulo, se quiser, pode tentar resolver esses problemas. Como ele não gosta muito de fazer contas, pode usar régua, transferidor ou qualquer outro instrumento, mas que ele saiba desde já que seja lá como for, se ele parar para pensar nesses problemas, já estará fazendo matemática, mesmo sem fazer contas.
 
Desculpem-me se esses problemas já apareceram na lista. Só tenho tempo de acompanhar nas férias.
[]s, Josimar
----- Original Message -----
Sent: Sunday, July 13, 2003 11:24 AM
Subject: [obm-l] Re: [obm-l] Re:_[obm-l]_Como_os_Matemáticos_Complicam_II

Olá João! Li seu desbafo e fiquei triste porque sei que essa é a angústia de vários alunos que foram massacrados com algumas besteiras na escola e, ainda para completar, o que era belo e importante, deixou-se passar despercebido, principalmente porque, em muitos casos, o próprio professor não o via assim. Você e milhões de jovens são o produto da má formação desses professores e também do sistema de ensino das escolas, que enfiam uma enorme lista de conteúdos goela a dentro do professor que, por sua vez, faz o mesmo com os alunos. Aos 15 anos me apaixonei por matemática. Vi nela a beleza que foi vista por Arquimedes, Pascal, Descartes, Newton, Russell, Einstein, Aristóteles e quase todos os outros nossos grandes filósofos e pensadores. Mas via também que meus colegas de turma não pensavam assim e eu tentava mostrar a eles a ligação de tudo aquilo com o nosso mundo real, como por exemplo, a beleza dos padrões matemáticos contidos numa colméia de abelhas. Mas não tinha sucesso, visto que, dos poucos colegas que entendiam, alguns não achavam interessante e diziam um pungente "e daí?". Como professor de matemática, sempre me esforcei em não reproduzir alunos como você, mas também fui vítima da correria de "dar a matéria" e não pude evitar completamente este mal.
Porém, influenciei mais de uma dezena de alunos a fazerem matemática, mostrando que ela (pelo menos para mim) estava mais para a arte do que para edificações, circuitos, CDs etc. Tente se destituir de toda essa angústia e comece a olhar a matemática com outros olhos. Um ótimo livro (bem light) é "O último teorema de FERMAT" de Simon Sigh, da editora Record. Não tem conta chata para fazer, é só texto (embora acho que contas chatas devam existir pois não dá pra ficar só no papo). Se quiser, posso indicar muitos outros. 
A respeito da sua pergunta sobre a utilidade de raízes com índices superiores a 2 (foi isso mesmo?), tente resolver o seguinte problema.
Se um capital está aplicado (juros compostos) a uma taxa de 12% ao ano, determine a taxa mensal de juros.
[]s, Josimar
 ----- Original Message -----
Sent: Saturday, July 12, 2003 5:24 PM
Subject: Re: [obm-l] Re:_[obm-l]_Como_os_Matemáticos_Complicam_II

Brilhante Shine!!! Brilhante mesmo!!! Vou imprimir seu texto...digno de um grande professor!!! Parabéns!
        Crom