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[obm-l] Re: [obm-l] Re: [obm-l] Re: [obm-l] Re:_[obm-l]_Como_os_Matemáticos_Complicam_II



A resposta está errada.
[]s, Josimar
----- Original Message -----
Sent: Sunday, July 13, 2003 4:25 PM
Subject: [obm-l] Re: [obm-l] Re: [obm-l] Re:_[obm-l]_Como_os_Matemáticos_Complicam_II

Mais um sábio.Sábio mesmo,sem ironia,claro.
 
Depois darei exemplos de questões q tenho dificuldades.Em razão de tanta gente responder com falta de bons modos,acho q não fui muito conciso.
 
Re:12/12=1%
 
[ ]´s
 
João Paulo
----- Original Message -----
Sent: Sunday, July 13, 2003 11:24 AM
Subject: [obm-l] Re: [obm-l] Re:_[obm-l]_Como_os_Matemáticos_Complicam_II

Olá João! Li seu desbafo e fiquei triste porque sei que essa é a angústia de vários alunos que foram massacrados com algumas besteiras na escola e, ainda para completar, o que era belo e importante, deixou-se passar despercebido, principalmente porque, em muitos casos, o próprio professor não o via assim. Você e milhões de jovens são o produto da má formação desses professores e também do sistema de ensino das escolas, que enfiam uma enorme lista de conteúdos goela a dentro do professor que, por sua vez, faz o mesmo com os alunos. Aos 15 anos me apaixonei por matemática. Vi nela a beleza que foi vista por Arquimedes, Pascal, Descartes, Newton, Russell, Einstein, Aristóteles e quase todos os outros nossos grandes filósofos e pensadores. Mas via também que meus colegas de turma não pensavam assim e eu tentava mostrar a eles a ligação de tudo aquilo com o nosso mundo real, como por exemplo, a beleza dos padrões matemáticos contidos numa colméia de abelhas. Mas não tinha sucesso, visto que, dos poucos colegas que entendiam, alguns não achavam interessante e diziam um pungente "e daí?". Como professor de matemática, sempre me esforcei em não reproduzir alunos como você, mas também fui vítima da correria de "dar a matéria" e não pude evitar completamente este mal.
Porém, influenciei mais de uma dezena de alunos a fazerem matemática, mostrando que ela (pelo menos para mim) estava mais para a arte do que para edificações, circuitos, CDs etc. Tente se destituir de toda essa angústia e comece a olhar a matemática com outros olhos. Um ótimo livro (bem light) é "O último teorema de FERMAT" de Simon Sigh, da editora Record. Não tem conta chata para fazer, é só texto (embora acho que contas chatas devam existir pois não dá pra ficar só no papo). Se quiser, posso indicar muitos outros. 
A respeito da sua pergunta sobre a utilidade de raízes com índices superiores a 2 (foi isso mesmo?), tente resolver o seguinte problema.
Se um capital está aplicado (juros compostos) a uma taxa de 12% ao ano, determine a taxa mensal de juros.
[]s, Josimar
 ----- Original Message -----
Sent: Saturday, July 12, 2003 5:24 PM
Subject: Re: [obm-l] Re:_[obm-l]_Como_os_Matemáticos_Complicam_II

Brilhante Shine!!! Brilhante mesmo!!! Vou imprimir seu texto...digno de um grande professor!!! Parabéns!
        Crom

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