Olá João! Li seu desbafo e fiquei triste porque
sei que essa é a angústia de vários alunos que foram massacrados com algumas
besteiras na escola e, ainda para completar, o que era belo e importante,
deixou-se passar despercebido, principalmente porque, em muitos casos, o
próprio professor não o via assim. Você e milhões de jovens são o produto da
má formação desses professores e também do sistema de ensino das escolas,
que enfiam uma enorme lista de conteúdos goela a dentro do professor que,
por sua vez, faz o mesmo com os alunos. Aos 15 anos me apaixonei por
matemática. Vi nela a beleza que foi vista por Arquimedes, Pascal,
Descartes, Newton, Russell, Einstein, Aristóteles e quase todos os outros
nossos grandes filósofos e pensadores. Mas via também que meus colegas de
turma não pensavam assim e eu tentava mostrar a eles a ligação de tudo
aquilo com o nosso mundo real, como por exemplo, a beleza dos padrões
matemáticos contidos numa colméia de abelhas. Mas não tinha sucesso, visto
que, dos poucos colegas que entendiam, alguns não achavam interessante e
diziam um pungente "e daí?". Como professor de matemática, sempre me
esforcei em não reproduzir alunos como você, mas também fui vítima da
correria de "dar a matéria" e não pude evitar completamente este
mal.
Porém, influenciei mais de uma dezena de alunos
a fazerem matemática, mostrando que ela (pelo menos para mim) estava mais
para a arte do que para edificações, circuitos, CDs etc. Tente se destituir
de toda essa angústia e comece a olhar a matemática com
outros olhos. Um ótimo livro (bem light) é "O último teorema de
FERMAT" de Simon Sigh, da editora Record. Não tem conta chata para fazer, é
só texto (embora acho que contas chatas devam existir pois não dá pra ficar
só no papo). Se quiser, posso indicar muitos outros.
A respeito da sua pergunta sobre a utilidade de
raízes com índices superiores a 2 (foi isso mesmo?), tente resolver o
seguinte problema.
Se um capital está aplicado (juros
compostos) a uma taxa de 12% ao ano, determine a taxa mensal de juros.
[]s, Josimar
----- Original Message
-----