Re: [obm-l] geometria

 --- Daniel Pini <daniel@fnn.net> escreveu:

> Em um quadrado ABCD de área S, os pontos E e F são
> médios dos lados AB e BC. O segmento DF se corta com
> AE em M; e o segmento CF se corta com o DE em P e
> com AE em N. A área do quadrilatero DMNP é ?
> R;(no gabarito é 4S/15)

Olá Daniel!

Na minha resposta os pontos têm uns nomes diferentes
dos seus, mas estou mandando uma figura e acho que dá
pra entender.

Coloque o vértice D no ponto zero dos eixos
cartesianos, com os vértices A e C sobre os eixos y e
x respectivamente. Chamemos de "L" o lado do quadrado,
o que faz com que as coordenadas dos vértices sejam:
A(0, L), B(L, L), C(L, 0), D(0, 0)

Veja a figura que enviei anexada. Nela você também
pode ver os pontos médios E e F com suas coordenadas
(L/2, L) e (L, L/2) respectivamente. Como essa figura
é simétrica, ao traçarmos BD, esse segmento passará
pelo ponto G, e ainda dividirá o quadrilátero cuja
área estamos procurando em dois triângulos
congruentes. Então se acharmos a área do triângulo
DGH, por exemplo, já teremos a área do quadrilátero
procurada, que será o dobro da área desse triângulo.

A reta BD é a reta y = x (é a reta que passa pelos
pontos (0, 0) e (L, L)) e a reta AF é a reta y = -x/2
+ L (passa pelos pontos (0, L) e (L, L/2)). E como G é
o ponto de intersecção dessas duas retas, temos que
igualar o valor de y das duas equações:
x = -x/2 + L
3x/2 = L
x = 2L/3

Então as coordenadas de G são (2L/3, 2L/3).

Agora podemos achar as coordenadas do ponto H com a
intersecção das retas AF e DE, cujas equações são
respectivamente:
y = -x/2 + L
y = 2x

E podemos achar as coordenadas do ponto H se
igualarmos os valores de y das duas equações:
-x/2 + L = 2x
L = 2x + x/2
5x/2 = L
x = 2L/5

Achamos a abcissa de H, agora achamos a ordenada:
y = 2x
y = 2.2L/5
y = 4L/5

Assim, as coordenadas do  ponto H são (2L/5, 4L/5).

Agora vemos que se chamarmos a área que queremos de A,
podemos escrever que:
A/2 = ABD - AGB - AHD

Onde ABD, AGB e AHD são as áreas desses 3 triângulos.
A área de ABD é metade da área do quadrado ABCD que
tem lado L e portanto área igual a L².

Para acharmos a área de AGB, chamaremos de base do
triângulo o lado AB, que tem medida L. Assim a altura
do triângulo será a distância de AB até G. Como a
distância de G até o lado CD, que é o eixo x, é de
2L/3 pois este é o valor da sua coordenada y, a
distância de G até o lado AB será 1/3 porque a soma
dessas duas distâncias tem que dar o tamanho da altura
do quadrado, que é L. Agora achamos a área do
triângulo de base L e altura L/3:
AGB = L.(L/3)/2
AGB = L²/6

Para o triângulo AHD, chamaremos de base o lado AD que
tem medida L e nesse caso a altura do triângulo será a
distância de H até o lado AD, que é o eixo y, e assim
será exatamente o valor da coordenada x do ponto H,
que é 2L/5. Agora acharemos a área do triângulo de
base L e altura 2L/5:
AHD = L.(2L/5)/2
AHD = L²/5

E agora vamos achar o valor de A que é metade da área
que temos ao tirar as áreas de AGB e AHD da área ABD:
A/2 = ABD - AGB - AHD
A/2 = L²/2 - L²/6 - L²/5
A/2 = (15L² - 5L² - 6L²)/30
A/2 = 4L²/30
A/2 = 2L²/15
A = 4L²/15

Mas o problema pediu a área em função da área S do
quadrado. Assim, como sabemos que S = L², podemos
escrever que:
A = 4S/15

Abraços,

Rafael.

Yahoo! Mail
Mais espaço, mais segurança e gratuito: caixa postal de 6MB, antivírus, proteção contra spam.
http://br.mail.yahoo.com/

areaquadrinotri2.gif

GIF image