[obm-l] transformada z

Boa tarde a todos.

Tenho um colega aqui, que está necessitando urgente da
solução do problema abaixo e me pediu para enviar para
a lista. Alguém poderia ajudá-lo ?

Determine a transformada z inversa de:
a) X(z) = ln(1-4z), |z|<1/4   usando série de potência
(decompondo o ln em série)

b) X(z) = 1/(1-(1/3)z^(-3)) , |z|>1/sqrt(3)   usando
divisão longa.

Valeu!
[]´s Marcos

P.S. Escrevi do jeito que chegou na minha mão. Apesar
de não entender muita coisa desse tipo de
transformada, estou curioso, não conheço o termo
divisão longa. O que é isso ?

Yahoo! Mail
Mais espaço, mais segurança e gratuito: caixa postal de 6MB, antivírus, proteção contra spam.
http://br.mail.yahoo.com/