[obm-l] Re: [obm-l] Re: [[obm-l] Dúvida de Matemática (Infinitos)]

Prezados Thiago,

Creio que o Artur forneceu as definições básicas que você pediu, exceto as
que se referem aos termos "infinito potencial" e "infinito atual". A
distinção entre

"infinito potencial" e "infinito atual"

remonta a Aristóteles. Foi ressucitada com a teoria dos conjuntos infinitos
de Cantor no século XIX e adquiriram força com o estudo dos paradoxos no
século XX. Há uma ENORME literatura sobre este tema em artigos e periódicos
devotados aos fundamentos da matemática. A distinção poderá parecer meio
"filosófica" ou "metafísica" num primeiro contato, mas pode ser entendida
mais facilmente observando como se utilizam esses dois termos. (A propósito,
Wittgenstein não estava certo ao dizer que o significado de um termo é o seu
uso?)

Os conjuntos infinitos de Cantor são "infinitos atuais" e isto foi o traço
ousado da sua teoria (para a época). Um "infinito atual" é aquele que pode
ser concebido como uma entidade "completa", "acabada": todos  os seus
elementos podem ser pensados num ato único, como já dados à nossa percepção
(ainda que não possamos "visualizá-los" simultaneamente). O "infinito atual"
é o único "infinito" conhecido pelos matemáticos de hoje (com exceção dos
que se dedicam ao estudo crítico dos fundamentos da matemática).

Entretanto, muitos objetaram a esse ponto de vista dizendo que, por exemplo,
os números naturais não podem ser concebidos como um conjunto infinito
"acabado". Segundo esses autores (Kronecker, Poincaré, Brower, etc), é
simplesmente um absurdo admitir que "todos" os números naturais podem ser
pensados coletivamente, como se pudéssemos colocá-los dentro de uma sacola à
qual damos o nome de IN. Para esses autores, a infinidade dos números
naturais é apenas "potencial": podemos sempre imaginar números maiores do
que um número dado previamente, mas não temos o direito de "considerar" ou
"pegar" TODOS os números naturais de uma só vez (como hoje estamos
acostumados a fazer por influência de Cantor). As várias complicações
envolvidas na teoria dos conjuntos de Cantor seriam uma prova (segundo esse
ponto de vista) de que o "infinito atual" é auto-contraditório.

Você ficará surpreso quando descobrir a ENORME quantidade de publicações que
foram devotados a este tema somente no século XX! O tom das discussões
requer algum preparo em filosofia (ontologia e epistemologia; a questão dos
universais; o nominalismo, etc.), lingüística (semântica, sintaxe,
significado, referentes, etc) e, claro, matemática! Quando tiver tempo,
enviarei a esta lista um resumo da bibliografia técnica com a qual estou
familiarizado. No momento, sugiro que leia o meu artigo na página

http://www.gregosetroianos.mat.br/historia.asp

De um ponto de vista puramente pragmático, você pode seguramente "ignorar"
essas incursões pela filosofia quando estiver estudando o infinito em cursos
regulares de matemática. O conceito de "infinito" que vigora nos livros de
Análise e Topologia Geral é (implicitamente) o de "infinito atual", sendo
esta a atitude que os matemáticos herdaram de Cantor.

Carlos César de Araújo
Matemática para Gregos & Troianos
www.gregosetroianos.mat.br
Belo Horizonte, MG