Re: [obm-l] Raiz_e_Indução_Matemática

Quaaaaaaaaaaaaaaase...a ideia de certas induçoes e tentar flortificar o resultado ou reitera-lo.Veja que 3(k^2+k)=6((k^2+k)/2).Basta provar que os parenteses encerram um inteiro.Tente outra induçao em cima disso!
a outra n^3>3^n e possivel com PIF.Ce so precisa saber aonde.Por exemplo (n^3- 3^n)>0 pode servir,ou mesmo n^3/3^n>1.
Bem,a de modulo tente construir os graficos.
Ariel de Silvio <ariel@watersportsbrazil.com> wrote:
Olá,
fazendo exercicios do livro Noções de Matemática V.2 (Aref / Nilton Lapa / José Sampaio / Sidney Cavallantte) fiquei em duvida em alguns exercicios... Não sei se foi apenas falta de atenção ou algo que eu não tenha entendido mesmo....

Vamos lá

1) Se n E N* (pertence) demonstre que n^3 + 5n é divisivel por 6.
Cheguei em

I) A_k = k^3 + 5k
II) A_k+1= (k^3 + 5k) + 6 + 3k^2 + 3k

Por hipótese a primeira parcela é divisivel (k^3 + 5k)... 6 tb é... mas não entendi pq (3k^2 + 3k)....
O que pensei foi o seguinte:
3k^2 + 3k = 6(1/2k^2 + 1/2k)
Mas não vejo mto nexo nisso tb... como posso ter certeza de que isso será divisivel??
Eu ja fiz uma tabela no Excel e vi que é, mas não entendi o pq... se alguem puder me esclarecer...

2) Calcule o valor de y = [(x - 1) * raiz(3)]/[raiz(x^2 - x + 1)] para:

a) x = 2 + raiz(3)
b) x = 2 - raiz(3)
OBS: Fiz varias vezes, deve ser algum erro besta que nao to achando

3) Considere a expressão y = raiz((x+1)^2) - raiz((x-1)^2)
Quais são as diferentes formas que ela pode assumir segundo os valores de x?

OBS: Até entendi a resposta, mas não sei como chegar sem uma maneira empirica, precisei testar varios valores... deve ter uma maneira mais objetiva ne...

Cheguei em:
y = |x+1| - |x-1|
Daí acho que eu nao lembro como continuar mesmo...

4) Estude a validade da desigualdade:
n^3 < 2^n
R: n>9 : A propriedade é valida

OBS: Porem nao tenho a minima ideia de como chegar nisso, achei q tinha entendido, mas acho q nao entendi nada mesmo...

O QUE FIZ:
Teorema 1
n=1 : 2^1> 1^3 => verdadeiro

Teorema 2
HIPOTESE: 2^k > k^3
TESE:
2^k+1 > (k+1)^3
2^k+1 > k^3 + 3k^2 + 3k + 1
A partir daí acho que viajei em tudo....

Bom, quem puder me ajudar... agradeco...
[]s
Ariel de Silvio

Yahoo! Mail
O melhor e-mail gratuito da internet: 6MB de espaço, antivírus, acesso POP3, filtro contra spam.