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[obm-l] Sobre os livros didaticos
Olá colegas!
Agora que acabo de entrar no mundo universitario e tomei conhecimento do
jeitão do material didático que as vezes é adotado..gostaria de ouvir
opinioes dos colegas mais experientes.
Bom, os livros que adquiri (Thomas Calculus e Anton&Rorres Linear
Algebra with applications) parecem razoaveis quanto a teoria e o
didatismo das explicacoes, porem desconfio que o livro é feito apenas
50% para o aluno, pois a parte de respostas de exercicios realmente
deixa a desejar. A maioria dos livros do tipo "americano" que vi tem a
palhacada de dar apenas as respostas dos exercicios pares ou impares,
isso de fato é um estimulo ao professor incopetente que tendo em maos o
manual exclusivo para o professor possa elaborar listas de exercicios e
provas sem se dar ao trabalho de procurar os mesmos em outros livros e
trabalhos. É lamentavel, mas quem procurar pode encontrar por ai os
"Student solutions manual to accompany XXXXX" ou seja pagando mais um
pouquinho voce compra outro livrinho e tem acesso as respostas. Estão
fazendo do ensino uma feira?! Um livro que se diz didatico tem que dar
total apoio ao aluno e não ao professor. Defendo que todo livro didatico
deve ter no minimo todas as respostas impressas e no caso ideal todas as
solucoes. Alguem poderia me dar um motivo para que não seja assim?
Em livros do pré primário eu concordo que as respostas devem ser
suprimidas pois todos nós qdo criancas, fomos tentados a apenas copiar
as resolucoes sem pensar no que estamos fazendo para poder ir brincar de
boneco mais cedo. Mas quando chegamos a universidade é natural supor que
o aluno sabe que pouco adiantará copiar as respostas pois isso nao o
ajudará na hora de resolver as provas (supondo que o professor procure
exercicios e problemas de outras referencias, obviamente). Se o problema
for monetario, por motivos de impressao e etc, que publiquem as
respostas na internet ou coisa do tipo.
Lamentavel tb que livros de excelente nível como o do Guidorrizi nao
contenha todas as respostas impressas no fim do livro e muitas respostas
contem apenas uma dica e etc. É razoavel supor que alguem já com
conhecimento matematico solido se satisfaça apenas com as respostas
impares pois é provavel que alguem com tal conhecimento nem precise
conferir as respostas por isso essa pessoa pode classificar o livro como
excelente, perfeito e maravilhoso, mas o novato (como eu) precisa de um
suporte maior para ter total confianca no que esta escrevendo, o livro
deve mostrar o caminho correto para o aluno e nao o deixar na duvida
pensando se o que ele fez esta correto ou nao.
Segue um exemplo banal que me deixou um pouco frustrado.
"Se A é uma matriz quadrada e n é um inteiro positivo, é verdade que
(A^n)^T = (A^T)^n ?"
Eu resolvi assim.
Seja A^n = A(A^(n-1))
(A^n)^T = (A(A^(n-1)))^T
(A^n)^T = (A^(n-1))^T (A)^T
(A^n)^T = ((A^T)^(n-1)) ((A)^T)^1
(A^n)^T = ((A^T)^(n))
Portanto para mim a resposta é sim, e a justificativa esta ai em cima.
O livro responde apenas
"sim"
Então, neste caso creio que nao fiz nada de errado, mas nao tenho
certeza!!! Afinal mexo com matrizes a apenas 2 ou 3 anos, certamente
alguem que já mexe com isso há 10, 20 anos nao precise de nada mais do
que um simples "sim" como resposta. É bem possivel que em um outro
problema eu chegue na resolucao correta porem cometendo um erro e nunca
perceba isto. Isso deixa o estudante novato desconfiado..afinal ele é
_novato_! Não concordam que seria melhor, se todos os livros de alguma
maneira disponibilizassem as resolucoes de todos os problemas?!
Niski
www.linux.ime.usp.br/~niski
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-Gottfried Whilhem Leibniz
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