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Re: [obm-l] Sobre os livros didaticos
Caro Niski, infelizmenmte boa parte dos alunos dos cursos básicos, tais como
Cálculo e Geometrioa Analítica não são, mas agem como crianças, o que creio
não seja seu caso. Ademais, não creio ser a função do livro didático
resolver os exercícios que propõe. Para isso, existem, professor, monitores
e colegas. Também ´há que se estimular a auto-confiança dos alunos.
Quanto ao exemplo que vc citou, ou você usou indução, embora não tenha
deixado isso explícito, ou você usou a tese, e nesse caso, a demonstração
está errada, afinal $ ( A^{n-1})T= (AT)^{n-1}$ é equivalente ao que vc
deseja demonstrar inicialmente.
Frederico.
>From: niski <fabio@niski.com>
>Reply-To: obm-l@mat.puc-rio.br
>To: obm-l@mat.puc-rio.br
>Subject: [obm-l] Sobre os livros didaticos
>Date: Mon, 14 Apr 2003 12:19:36 -0700
>
>Olá colegas!
>Agora que acabo de entrar no mundo universitario e tomei conhecimento do
>jeitão do material didático que as vezes é adotado..gostaria de ouvir
>opinioes dos colegas mais experientes.
>Bom, os livros que adquiri (Thomas Calculus e Anton&Rorres Linear Algebra
>with applications) parecem razoaveis quanto a teoria e o didatismo das
>explicacoes, porem desconfio que o livro é feito apenas 50% para o aluno,
>pois a parte de respostas de exercicios realmente deixa a desejar. A
>maioria dos livros do tipo "americano" que vi tem a palhacada de dar apenas
>as respostas dos exercicios pares ou impares, isso de fato é um estimulo ao
>professor incopetente que tendo em maos o manual exclusivo para o professor
>possa elaborar listas de exercicios e provas sem se dar ao trabalho de
>procurar os mesmos em outros livros e trabalhos. É lamentavel, mas quem
>procurar pode encontrar por ai os "Student solutions manual to accompany
>XXXXX" ou seja pagando mais um pouquinho voce compra outro livrinho e tem
>acesso as respostas. Estão fazendo do ensino uma feira?! Um livro que se
>diz didatico tem que dar total apoio ao aluno e não ao professor. Defendo
>que todo livro didatico deve ter no minimo todas as respostas impressas e
>no caso ideal todas as solucoes. Alguem poderia me dar um motivo para que
>não seja assim?
>Em livros do pré primário eu concordo que as respostas devem ser suprimidas
>pois todos nós qdo criancas, fomos tentados a apenas copiar as resolucoes
>sem pensar no que estamos fazendo para poder ir brincar de boneco mais
>cedo. Mas quando chegamos a universidade é natural supor que o aluno sabe
>que pouco adiantará copiar as respostas pois isso nao o ajudará na hora de
>resolver as provas (supondo que o professor procure exercicios e problemas
>de outras referencias, obviamente). Se o problema for monetario, por
>motivos de impressao e etc, que publiquem as respostas na internet ou coisa
>do tipo.
>Lamentavel tb que livros de excelente nível como o do Guidorrizi nao
>contenha todas as respostas impressas no fim do livro e muitas respostas
>contem apenas uma dica e etc. É razoavel supor que alguem já com
>conhecimento matematico solido se satisfaça apenas com as respostas impares
>pois é provavel que alguem com tal conhecimento nem precise conferir as
>respostas por isso essa pessoa pode classificar o livro como excelente,
>perfeito e maravilhoso, mas o novato (como eu) precisa de um suporte maior
>para ter total confianca no que esta escrevendo, o livro deve mostrar o
>caminho correto para o aluno e nao o deixar na duvida pensando se o que ele
>fez esta correto ou nao.
>Segue um exemplo banal que me deixou um pouco frustrado.
>
>"Se A é uma matriz quadrada e n é um inteiro positivo, é verdade que
>(A^n)^T = (A^T)^n ?"
>
>Eu resolvi assim.
>Seja A^n = A(A^(n-1))
>(A^n)^T = (A(A^(n-1)))^T
>(A^n)^T = (A^(n-1))^T (A)^T
>(A^n)^T = ((A^T)^(n-1)) ((A)^T)^1
>(A^n)^T = ((A^T)^(n))
>Portanto para mim a resposta é sim, e a justificativa esta ai em cima.
>O livro responde apenas
>"sim"
>
>Então, neste caso creio que nao fiz nada de errado, mas nao tenho
>certeza!!! Afinal mexo com matrizes a apenas 2 ou 3 anos, certamente alguem
>que já mexe com isso há 10, 20 anos nao precise de nada mais do que um
>simples "sim" como resposta. É bem possivel que em um outro problema eu
>chegue na resolucao correta porem cometendo um erro e nunca perceba isto.
>Isso deixa o estudante novato desconfiado..afinal ele é _novato_! Não
>concordam que seria melhor, se todos os livros de alguma maneira
>disponibilizassem as resolucoes de todos os problemas?!
>
>
>Niski
>www.linux.ime.usp.br/~niski
>--
>[about him:]
> It is rare to find learned men who are clean, do not stink and have a
>sense of humour.
>-Gottfried Whilhem Leibniz
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>http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau/olimp/obm-l.html
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