[Date Prev][Date Next][Thread Prev][Thread Next][Date Index][Thread Index]

Re: xadrez e matemática



Nossa esse problema é super bonito, eu só dei um retoque, só que agora, não
consigo aplicar nenhuma propriedade que conheço para determinar o
determinante. Só sei que a matriz referida é simétrica. Vou tentar aplicar
mais de uma vez as propriedades, ou talvez tenho que entrar na teoria dos
números para resolvê-lo.


Marcos Eike


----- Original Message -----
From: Marcos Eike Tinen dos Santos <mjsanto@carajasnet.com.br>
To: <obm-l@mat.puc-rio.br>
Sent: Segunda-feira, 13 de Março de 2000 12:53
Subject: Re: xadrez e matemática


> Não sei se estou correto ao deduzir tal fato, mas segue para vc avaliar.
OK?
>
> Se a rainha se mexe na horizontal, vertical e diagonal, vc concorda que
não
> devemos ter de maneira nenhuma uma rainha nestas direções?
>
>
> Uma maneira muito simples que podemos perceber que podemos ter infinitas
> rainhas, veja que estou considerando o tabuleiro infinito, se colocarmos
as
> rainhas posicionadas uma em relação a outra da forma do movimento do
cavalo,
> ou seja duas casas em uma direção e 1 casa em outra direção. Talvez
podemos
> construir uma série para este fato. EX:
>
> Podemos supor que a primeira peça seja posta na primeira casa, então temos
> uma sequência de ímpares.
>
>
> Marcos Eike
>
>
>
>
>
> ----- Original Message -----
> From: Siddharta Gautama <sidd@linkexpress.com.br>
> To: <obm-l@mat.puc-rio.br>
> Sent: Terça-feira, 7 de Março de 2000 22:27
> Subject: xadrez e matemática
>
>
> > ---
> > existe um problema conhecido entre os enxadrezistas que é colocar 8
> > rainhas (rainha é uma peça que se move na horizontal, vertical e
> > diagonal, sem limites de casa) no tabuleiro sem que nenhuma ameace a
> > outra (ou seja, não existe movimento possível em um lance pra nenhuma
> > delas em que ela se choque com outra). não é muito difícil e com um
> > pouco de acerto e erro se consegue. o que eu queria saber é como se
> > resolveria isso através da matemática - tanto em como saber os arranjos
> > quanto saber quantos eles são. Tentar fazer algo parecido com os cavalos
> > (que andam 2 casas em uma direção e 1 na outra por lance) também parece
> > interessante.
> >
> > grato,
> >
> > ---
> > Siddharta (aka Steppenwolf)