Re: MG e Fisica

> Thadeu Cascardo wrote:
>
>         Bem, faz tempo q fico na passividade d soh ler os e-mails.
> Agora, escrevo p dizer q sou d MG, e gostaria d me alias aos mineiros
> da lista (se houver algum alem d mim). Caso nao haja, se nao for
> aceito p um dos grupos (cariocas X gauchos), fico sozinho nessa. Bem,
> qnt as ultimas mensagens relativas a Fisica, gostaria d fazer os
> seguintes comentarios:

Thadeu, como líder do grupo dos gaúchos, convido-te para participar do
grupo dos gaúchos. Podes trovar alguma coisa, tipo, nasci em Porto
Alegre e me mudei pra Minas...
Sinta-se livre de entrar no comitê de qualquer modo, não é necessário
ser gaúcho, basta ser contra os cariocas :-))

>     Dificilmente, o homem chegarah a alguma formula fisica q nao
> chegue a ter erro.

Bom, temos aquelas fórmulas de aceleração e velocidade constante. Se
aquelas não estão já perfeitas, não sei quais estão. Ou algumas mais
antigas (para não dizer primitivas), teorema de pitágoras, também são
perfeitas; o ângulo reto já deve ter sido provado.

> Uma das melhores teorias eh a d Darwin relacionada
> a evolucao. Nao existe perfeicao. Ha sempre como evoluir.

Concordo, porém na matemática isto é diferente que na biologia. Não
existe fórmula melhor para calcular a hipotenusa de um
triângulo-retângulo que aquela velha do Pitágoras. Talvez exista uma
fórmula mais curta para se resolver equações do 2° grau e que ainda não
tenha sido descoberta.

> Quantas
> vezes o atomo nao mudou dentro da concepcao humana? E qnts vezes nao
> ha d mudar?

Não gosto da comparação. Quando fazes uma fórmula, em algum lugar ela
tem erros. Aí fazes uma nova e os erros vão sumindo. O átomo como só
como bola não deu certo, pois alguém percebeu que a eletrecidade não
funcionava naquele modelo. Fez-se então um que tivesse elétrons. Mas
veio Rutherford e deu 10 000 tiros numa folha de ouro (aquele cara era
rico!) e viu que uma bala bateu em alguma coisa. Fez então o seu modelo
e assim por diante. É uma busca de sanar os erros, de perfeição.
Veja os filmes antigos (sugiro 2001, uma odisséia no espaço). Aqueles
caras fizeram o que a tecnologia deles permitia. Compare este filme com
Episódio I: a ameaça fantasma. É a tecnologia atual, muito mais perfeita
que a dos nossos pais (ou para os mais velhos, do tempo de infância
deles). Mas o Episódio I terá efeitos especiais tão ridículos quanto um
filme que sairá daqui a vinte anos? Acho que não, estamos perto do topo
de perfeição quanto à filmes.
Se a evolução tivesse um gráfico, tipo de perfeição vs. tempo, acho que
seria f(x)=x^(1/2)

> Muitas ideias d Aristoteles foram mudadas por Galileu.

Muitas idéias de um filósofo relacionam-se mais com a religião que com a
ciência, o que é o caso de Aristóteles, mas não de Galileu (que nem era
filósofo, se é que não me engano).

> [...]
> limitada a velocidade da luz. Bem, uma teoria em relacao a viagens
> espaciais: uma determinada energia pode reduzir o espaco a frente e
> ampliah-lo atras, o q impulsionaria uma nave espacial (ou qq outro
> objeto). Funcionaria como um portal, mesmo q a velocidade da luz fosse
> um limite, o q nao acredito q seja. Nao vejo nada d excepcional em
> Einstein, e p isso nao duvido nada q ele possa ter errado. (assim como
> errou Newton.nao sao erros realmente, mas ninguem seria capaz d
> deduzir uma formula unica p determinar os movimentos dos corpos. nao

Como assim, não vês nada de excepcional em Einstein? Ele foi talvez o
maior gênio da humanidade. Recomendo que procures ler um pouco mais
sobre as teorias dele. Ele também criou um problema matemático
espetacular, posso passar para vcs, se achar. Realmente, Einstein foi um
gênio, acho que ninguém pode contestar isto. Seu qi foi em torno de 200,
pelo que sei. O normal, para quem não sabe é em tono de 100. Aqui na
lista, a média deve ser bem mais alta.

> Qnt a temperatura d -25K, pq
> nao haver um erro seja na determinacao da real temperatura da estrela
> ou da minima temperatura. pq o zero absoluto nao poderia ter sido
> determinado erroneamente?

Ou mesmo, por que se sabe que existe um zero absoluto e não uma
temperatura máxima. Temos temperaturas no sol superiores a um par de
milhões de graus.

> pq nao ser igual a -(273+25). ou entao, algo
> maior: pq nao existir alguma energia alem do movimento das moleculas?
> algo q possa ser reduzido mesmo q nao haja qq movimento? muita coisa
> na fisica eh incerta, pq o homem nao pode ter certeza das coisas,
> mesmo p mais q ele experimente. sempre poderemos dizer: 'Soh sei q
> nada sei.'

Voltamos aos filósofos gregos. Era nisto que se basiavam, o que não
conseguiam explicar, deixavam para a religião e mitos. Se alguém não
sabia explicar por que nos rios tinha ouro, é porque um rei lavou suas
mãos naquele rio, sendo que aquele rei, o que tocava virava ouro...

>                                                               Abracos,
>                                         Thadeu Lima de Souza Cascardo.

Abraço também,

Benjamin Hinrichs
begin:vcard
n:Hinrichs;Benjamin
tel;home:0 21 51 588 48 76
x-mozilla-html:FALSE
org:Hinsoft Corp.
version:2.1
email;internet:hinsoft@sinos.net
adr;quoted-printable:;;Cxp. 434=0D=0A;São Leopoldo;RS;93001-970;Brazil
note;quoted-printable:Aten=E7=E3o: a Hinsoft Corp. =E9 uma empresa de um/dois homen/s s=F3. =0D=0AN=E3o vendemos quaisquer produtos, apenas somos uma empresa =0D=0Afict=EDcia que visa o aprendizado de seus alunos (Benjamin Hinrichs).=0D=0AEscrevemos diversos produtos relacionados com matem=E1tica.=0D=0A=0D=0A----=0D=0A=0D=0AApenas aceitamos contatos feitos pelo 021, nada de outras =0D=0Aempresas; 021 =E9 mais barato--
fn:Benjamin Hinrichs
end:vcard