Re: ??????

>From: Bruno Leite <superbr@hotmail.com>
>To: obm-rj@mat.puc-rio.br
>Subject: ??????
>Date: Tue, 06 Jul 1999 11:56:15 PDT

>Outro dia aprendi que "em qualquer triângulo, a distância de A ao
>Ortocentro é o dobro da reta BC ao circuncentro"
>Fiquei pasmado pois é um teorema que eu nunca deduziria sozinho e, a julgar
>pelos livros do colegial, eu morreria sem ter sonhado com essa propriedade.
>
>Gostaria de saber onde posso achar bons livros de Geometria; não um que
>ensine teorema de tales mas sim teoremas "pitorescos" como esse, Menelaus,
> [...]

O Livro dos Profs Wagner e Morgado, de geometria, contem estes teoremas e
outros temas mais interessantes. É facilmente encontrado em Livrarias e em
Sebos. Aliás, em Sebos não é raro se encontrar belos livros de matematica.
Um grupo de tres matematicos paulistas publicou, recentemente, um bom livro
sobre teoria dos numeros. Se voce quiser posso te enviar a URL de sites com
cetenas de problemas olimpicos de varios paises. Em particular, as questoes
hungaras e russas.

abraços
Paulo Santa Rita
4,0845,070799