??????

>From: "Nicolau C. Saldanha" <nicolau@mat.puc-rio.br>
>To: Bruno Leite <superbr@hotmail.com>
>Subject: Re: Ajuda
>Date: Fri, 18 Jun 1999 10:30:43 -0300 (EST)

>leio

>ajudem a

>Inscrevi você na nossa lista de discussão de problemas olimpicos,
>acho que você vai gostar.

Que lista é essa? A da OBM?

>Acho que o assunto em que há maior descompasso entre o que é estudado
>no colégio e o que se deve saber em olimpíadas é aritmética
>(teoria dos números). Um livro excelente (por onde aliás eu estudei)
>é Hardy and Wright, An Introduction to the Theory of Numbers.

Onde eu acho esse livro? Será que na biblioteca da USP tem?

>O Gugu publicou recentemente um artigo (curto e denso) na Eureka (3 ou 4)
>sobre teoria dos números; ele e eu acabamos de escrever um livro
>sobre números primos para o colóquio e talvez você queira dar uma olhada
>nos dois primeiros capítulos: há uma versão incompleta em
>http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau/qwerty/mersenne
>(em breve haverá uma versão completa on-line e também em livro).
>
>Mas talvez o mais interessante para você seja estudar livros de problemas.
>Há dois (ou mais?) livros com as olimpíadas internacionais que são ótimos.

Onde os encontro? Não adianta procurar em livrarias- a Saraiva Mega Store, a
maior de São Paulo, não sonha ter esses livros...

>A partir da home page da obm (http://www.obm.org.br) há links para
>várias home pages com excelentes arquivos de problemas.
>
>[]s, N.
>http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau

Outro dia aprendi que "em qualquer triângulo, a distância de A ao Ortocentro
é o dobro da reta BC ao circuncentro"
Fiquei pasmado pois é um teorema que eu nunca deduziria sozinho e, a julgar
pelos livros do colegial, eu morreria sem ter sonhado com essa propriedade.

Gostaria de saber onde posso achar bons livros de Geometria; não um que
ensine teorema de tales mas sim teoremas "pitorescos" como esse, Menelaus,
Ceva e cia...

Abraços,
Bruno Leite