Re: A vida é imprevisivel...

On Thu, 24 Jun 1999, Pedro Antonio S. Salomao wrote:

> Sobre o "Jogo" Vida, se alguém puder dar uma olhada no livro "The Recursive
> Universe" de William Poundstone será ótimo para ver os "fenômenos"
> impressionantes que acontecem com as iteradas do programa. A coisa fica tão
> complexa que surgem "monstros" que "andam" numa determinada direção e
> "comem" tudo que aparece na frente, dando a impressão que existe realmente
> seres vivos no tabuleiro. Há, além desse, centenas de outros "seres" com
> funções diferentes. Há também uma interessante analogia entre a dinâmica
> desse jogo com conceitos como energia, velocidade da luz, entropia etc.

> [...]

Não sei mais se mencionei ou não, mas o livro "Winning Ways",
de Berlekamp, Conway, Guy, tem uma parte sobre o "vida" em
que se demonstram vários resultados. O livro é aliás excelente
e fala de vários tipos de jogos.

Alguém disse que tinha escrito um programa para o jogo;
se algúem estiver interessado eu sei que existem vários
programas na rede para estudar este jogo mas não tenho referências.
E screensavers deste jogo também são muito comuns.

[]s, N.
http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau