Re: Geometria

On Sat, 19 Jun 1999, Eduardo Casagrande Stabel wrote:

>     Acho que agora me expliquei bem. E acho que nao sou o unico da lista com esse problema. Quando se sabe uma coisa, e' simples de falar em relacao de Stewart , bissetriz externa, e outras coisas. Mas para mim e' grego. Na Eureka!4, p32, no terceiro passo: a resposta fala sobre "principio de casa de pombos". Nao sei o que pensaram ao colocar aquilo na revista, mas para mim quer dizer que nao foi feito para eu entender.

O princípio da casa de pombos é um princípio dos mais banais.
Ele tem várias versões; uma delas é:
Se você tem n pombos e n casas, e dois pombos nunca entram
juntos na mesma casa então toda casa deve estar ocupada.

>     Pec'o desculpas se parec'o agressivo. Mas olho o resultado da OBM, e vejo sempre  Fortaleza-CE, Sao Paulo-SP, Angra dos Reis -RJ, dentre outros. E me pergunto se o pessoal dessas cidades e' mais inteligente que os 9 milhoes de habitantes do RS. Chego a conclusao que devem haver colegios que preparam especificamente para as olimpiadas nessas cidades, e aqui no Sul, mesmo sendo eu um privilegiado, tenho muitas dificuldades.

Existem colégios que preparam especificamente para olimpíadas e
os resultados destes colégios mostram que este preparo tem algum efeito.
Outros colégios são tão hostis a olimpíadas que a maioria dos alunos
jamais chega a saber da existência dessas competições...
Todos temos preocupação com estes desequilíbrios geográficos ou sociais.
Acho que eles indicam quantos talentos estão sendo desperdiçados por falta
de oportunidade.

Mas no seu caso específico, não desanime. Aqui mesmo você tem a chance
de conversar com professores e com outros alunos. E mesmo se você não
tiver acesso a uma boa biblioteca, há muito material de boa qualidade
disponível na rede...

[]s, N.
http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau