From: Paulo Santa Rita <p_ssr@hotmail.com>
To: <obm-rj@mat.puc-rio.br>
Sent: Saturday, June 19, 1999 6:59 PM
Subject: Re: Geometria

Caro Eduardo,
saudações !

Existe um teorema em Geometria Plana que fala sobre bissetrizes. O seu
enunciado é mais ou menos assim:

" Qualquer das bissetrizes internas de um triangulo divide o lado oposto em
segmentos proporcionais aos outros dois lados"

Existe um outro sobre bissetrizes externas

Em termos diagramáticos podemos expressar este teorema das bissetrizes
internas como segue:

Seja ABC um triangulo qualquer e tracemos a bissetriz interna por A.
Seja D o ponto onde esta bissetriz intercepta o lado BC, Assim, vale:

BD/BA = CD/CA

Este "teorema" é, em verdade, uma consequencia de  relações mais primitivas,
tais como a  estabelecida por Thales e conhecida como teorema do feixe de
paralelas cortado por transversais ou a teoria das semelhanças. Para ver
como se estabelece esta relação use o imagem mental do diagrama anterior e
trace por B e por C  paralelas à (segmento de) bissetriz interna AD. Sejam
"r" e "s" essas paralelas e seja E o ponto onde a paralela traçada por C
corta o prolongamento do lado AB. Surgem tres paralelas( "r","s" e a
bissetriz AD) cortadas por duas transversais ( os lados AB e AC  do
triangulo ) . Basta agora aplicar o teorema de Tales

Pode suceder, todavia, que voce esteja se referindo ao cálculo da medida da
bissetriz interna, o que , mais uma vez, é consequencia de outro teorema,
conhecido como relação de Stewart.

Se voce aceita um conselho, aprenda em detalhes as coisas fundamentais e
"entenda" como delas derivam os demais teoremas.

Um abraço
Paulo Santa Rita
7,1858,190699