From: owner-obm-rj@mat.puc-rio.br [mailto:owner-obm-rj@mat.puc-rio.br]On
Behalf Of Alexandre Stauffer
Sent: Terça-feira, 15 de Junho de 1999 23:54
To: obm-rj@mat.puc-rio.br
Subject: Re: oi, como vão

> Vcs todos falando de logs, base n, sei lá do que, enquanto eu, aqui,
> sentado sem entender nada. ALGUÉM poderia esclarecer para os "menos
> favorecidos" quanto à idade o que é um logarítmo? Aliás, alguém perguntou
> por algorítmo também, acho que a pergunta ficou pendente.
Logaritmo eh a funcao inversa ah exponencial. O problema de
explicar logaritmo aqui eh que a representacao geometrica fica
complicada, mas eh basicamente isso:

100 nao eh o mesmo que 10^2???? Entao Log 100 = 2
Outro exemplo: 81 = 3^4, entao Log (3) 81 = 4    (Considere que o
3 esta subscrito).

Algoritmo eh um processo para resolucao de problemas. Exemplo:
voce lembra como nos ensinam a ver o MDC entre dois numeros (o
processo de sair dividindo um numero pelo outro e depois dividir os
restos, etc....?) - Pois sao esses processos os chamados
algoritmos....

Isso eh bem resumido, claro.....