Re:Questão de Olimpiada

Prezado Prof Nicolau

Fico muito feliz em estar trocando estes e-mail's com o Senhor. Confesso que
a Matemática é a grande Paixão de minha vida e a minha principal ( e talvez
única !) fonte de diversão. Sou de ambiente muito humilde e tenho grandes
dificuldades financeiras para prosseguir em meus estudos...
Não conheço a teoria dos grupos mas, no caso particular deste problema,
tenho certeza que descobri a solução analisando a maneira como o Senhor
pensou... Por isso acho estranho que não tenha percebido a solução implícita
em sua forma de pensar: não é preciso teoria sofisticadas para resolvê-lo.
Bem pode suceder que eu esteja errada. Vou começar a escrever a solução e
torná-la tão clara quanto puder. Assim que concluir, lhe enviarei...
Interessante que no transcurso do meu raciocínio descobri a solução de uma
outra questão que me empolga a um bom tempo. Me refiro ao número de
"permutações circulares com elementos repetidos" que se podem fazer.
Enviarei isso também.
Gostaria de citar uma outra questão interessante...

"Considere um terreno na forma de um polígono convexo de n lados. Considere
que estão traçadas todas as diagonais (pintadas com cal, por exemplo ).
Surgem um grande número sub-poligonos convexos no interior. Chame de
polígono mínimo aquele que não tem um poligono menor no seun interior.
Caracterize "N" ( O número de lados do polígono original") de forma que
alguém, partindo do exterior do terreno, possa passar por todas as mínimas
regioes interiores cruzando cada fronteira uma única vez"

um grande abraço

Iolanda marta