Re: Well, well, well,...

    Mais uma vez vamos por partes. É que eu tenho muitos problemas (um deles
é a mentira constante). O primeiro problema eu deixo para um outro gênio do
ano. Daqui a uma semana eu resolvo.

Quem resolver este problema é candidato a gênio do ano. Vejamos:
      * * 5 *
    x      * *
   _________
    * * * * *
    * * * *
  __________
    8645 7
Descobrir 2 soluções.

E este aqui é bem legal:

Sócrates: diga-me, Platão, quais são as idades de teus três filhos ?
Platão: o produto delas é 36.
Sócrates: com esta informação não é possível saber as idades.
Platão: a soma delas resulta no número desta casa aí na frente.
Sócrates: ainda não dá pra saber.
Platão: o mais velho é uma bixa louca!
Sócrates: ah, agora eu já sei as idades de cada um deles!

Como é que ele sabe?

Pensava que tinha mais a ver com o comportamento sexual, porém meu pai me
mostrou como resolver. Era só saber quais as possíveis idades para os
filhos. São elas com a soma entre elas em parênteses:
36; 1; 1; (38)
18; 2; 1; (21)
12; 3; 1; (16)
9; 4; 1; (14)
9; 2; 2; (13)
6; 6; 1; (13)
6; 3; 2; (11)
4; 3; 3; (10)

Como o sábio Sócrates disse que mesmo assim não dava para saber, então só
pode ser aqueles, cujas somas são iguais, ou seja 9; 2; 2; e 6; 6; 1;. Coube
então à Platão dizer à Sócrates que há um mais velho entre eles, para que
Sócrates dissesse à Platão a idade correta dos filhos dele.
Só queria saber do Marcio por que ele acha este problema tão
"interessante"...

Um abraço e um feliz natal para todos.

Benjamin Hinrichs