[SPAM] RE:[obm-l] FATORIAL DE ZERO

SPAM: -------------------- Start SpamAssassin results ----------------------
SPAM: This mail is probably spam.  The original message has been altered
SPAM: so you can recognise or block similar unwanted mail in future.
SPAM: See http://spamassassin.org/tag/ for more details.
SPAM:
SPAM: Content analysis details:   (6.40 hits, 5 required)
SPAM: IN_REP_TO          (-0.8 points) Found a In-Reply-To header
SPAM: X_MAILING_LIST     (-0.3 points) Found a X-Mailing-List header
SPAM: TO_ADDRESS_EQ_REAL (0.2 points)  To: repeats address as real name
SPAM: SPAM_PHRASE_00_01  (0.8 points)  BODY: Spam phrases score is 00 to 01 (low)
SPAM: QUOTED_EMAIL_TEXT  (-0.8 points) BODY: Contains what looks like a quoted email text
SPAM: SUPERLONG_LINE     (0.0 points)  BODY: Contains a line >=199 characters long
SPAM: FORGED_YAHOO_RCVD  (1.4 points)  'From' yahoo.com does not match 'Received' headers
SPAM: RCVD_IN_ORBS       (2.2 points)  RBL: Received via a relay in orbs.dorkslayers.com
SPAM:                    [RBL check: found 58.85.191.209.orbs.dorkslayers.com., type: 68.178.232.99]
SPAM: RCVD_IN_OSIRUSOFT_COM (0.4 points)  RBL: Received via a relay in relays.osirusoft.com
SPAM:                    [RBL check: found 58.85.191.209.relays.osirusoft.com.]
SPAM: RCVD_IN_RELAYS_ORDB_ORG (0.6 points)  RBL: Received via a relay in relays.ordb.org
SPAM:                    [RBL check: found 59.242.142.68.relays.ordb.org.]
SPAM: X_OSIRU_OPEN_RELAY (2.7 points)  RBL: DNSBL: sender is Confirmed Open Relay
SPAM:
SPAM: -------------------- End of SpamAssassin results ---------------------

Vc pode ver C(8, 3) como o numero de subconjuntos de 3 letras que se podem formar a partir do conjunto formado pelas 8 letras. C(8, 0) é o numero de cnjuntos com 0 letras, o vazio.

Mas, a menos que se defina x! = gama(x - 1), x>=1, o que 0! = 1 é de fato é uma convencao.   Muito util, torma tudo mais simples. Como, dentre os muitos exemplos, ao se escrever series de Taylor.

A formula n! = n(n-1)...1 nao faz sentido para n =0. A rigor, nem mesmo para n = 1, pois a definicao precisa de produto exige 2 fatores, é, tal como a soma, uma operacao binaria. As definicoes 1! = 1 (que nao choca ninguem) e 0! = 1 (chocante para muitos) visam simplifiacar a vida. De outra forma, nao poderiamos escrever e^x = Soma(n = 0, oo) (x^n)/n!, mas sim  e^x = 1 + 1 + Soma(n = 2, oo) (x^n)/n!.

0! = 1 nao é a unica convencao, embora pareca uma das mais chocantes. a^0 = 1 é outra muito util, inclusive quando a = 0, que ai choca muita gente. Ha quem julgue 0^0= 1 uma aberracão, mas, a exemplo de 0!= 1, é muito util e, salvo por chocar alguns, nao tem inconvenietes.

Alguns pontos na matematica so se resolvem por acordo, nao por argumentacao. Como "o vazio esta contido no vazio", o infimo do vazio é +oo". Discussoes sobre pontos como estes (que envolvem verdade por vacuidade) caem sempre em buracos negros, ninguem convence ninguem (nao sao os casos de 0! = 1 nem de 0^0 = 1, que sao definicoes)

Abracos
Artur