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Re: [obm-l] combinatoria dificil
- To: obm-l@xxxxxxxxxxxxxx
- Subject: Re: [obm-l] combinatoria dificil
- From: "Joao Victor Brasil" <jvbrasil@xxxxxxxxx>
- Date: Wed, 19 Mar 2008 23:56:53 -0300
- Dkim-signature: v=1; a=rsa-sha256; c=relaxed/relaxed; d=gmail.com; s=beta; h=domainkey-signature:received:received:message-id:date:from:to:subject:in-reply-to:mime-version:content-type:content-transfer-encoding:content-disposition:references; bh=igBOhtcvnJJmFOS5q9s7+CCuBCaxWLbpsYS8DA2nFFM=; b=rIpf+AhTpb9YdgqZ7CARkY6NmbeQ/4Doa4pow+q+vUQB2Qnwm2lfDzcjuk0uK7JYNNZUnA5Sjw2hB+0gDj729nYrpdt261+G5Lfmt2jAF/LfttYeKTFA9YPNO3q31VtAT+1DuARPfNS/Gq15z3x5p/Of3phdMQVffxW/mIKcwHA=
- Domainkey-signature: a=rsa-sha1; c=nofws; d=gmail.com; s=beta; h=message-id:date:from:to:subject:in-reply-to:mime-version:content-type:content-transfer-encoding:content-disposition:references; b=AOz+t9J0DzxQEe2A2McLehHe0MwAXHRs4jR9YAIGPNscsPsHRGSBkNkJMrGByvgdI/sydy6a0szS1nXOAPLIlfaIfk8mwI6V1A93+ywwZBDU4oODdXUa9kzBoTwBctkS7SdPfufvRBa8BMWm6dfEzHaogkHIyXIV+cS8JblkG+s=
- In-reply-to: <002f01c88a10$b9776aa0$e600a8c0@Rafael>
- References: <328479.47059.qm@xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx> <002f01c88a10$b9776aa0$e600a8c0@Rafael>
- Reply-to: obm-l@xxxxxxxxxxxxxx
- Sender: owner-obm-l@xxxxxxxxxxxxxx
Estava pensando o seguinte, se D1 é segunda, D2 quarta e D3 sexta,
e H1 aula de 8-9 hs e H2 aula de 11-12 hs, quantas possibilidades de
matérias podemos ter por aula?
D1 H1:3 matérias (MAT, FIS, QUI)
H2:2 matérias (a que não foi escolhida antes)
D2 H1:3 matérias (MAT, FIS, QUI, pode ser a segunda aula da semana,
todas voltam)
H2:2 matérias (a que não foi escolhida antes)
D3 H1:2 matérias (Uma matéria já usou suas duas aulas semanais)
H2:1 matérias
Pelo princípio multiplicativo, teremos 3x2x3x2x2x1 = 72.
Mas D1H1 pode trocar com D1H2 sem prejuízo, teremos então 72x2x2x2
(uma multiplicação para cada dia)=576.
Com esse processo, contamos mais de uma vez os horários, devemos divir
por 3! para corrigir nosso erro.
Logo teremos 96 horários diferentes.
Joao Victor Brasil
On 3/19/08, Rafael Cano <rafaelcano@xxxxxxxxxxxxx> wrote:
> Olá Antonio.
> Acho que você contou duas vezes cada horário possível.
> Da maneira que você fez você já tinha considerado a ordem das aulas em cada
> dia. A árvore de possibilidades já considera todas as formas de se preencher
> a primeira aula de cada dia. Por exemplo: suponha que a primeira aula de
> cada dia é MAT, FIS, QUI, nessa ordem, e que a segunda aula de cada dia é
> FIS, QUI, MAT. Mas o ramo da árvore que começa com FIS também considera que
> é possível formar um horário em que a primeira aula de cada dia é FIS, QUI,
> MAT, e a segunda aula de cada dia é MAT, FIS, QUI, ou seja, exatamente o
> horário anterior, mas com a ordem das matérias invertidas.
> Abraços
>
> ----- Original Message -----
> From: "Antonio Giansante" <profcabi@xxxxxxxxxxxx>
> To: <obm-l@xxxxxxxxxxxxxx>
> Sent: Wednesday, March 19, 2008 5:27 PM
> Subject: Re: [obm-l] combinatoria dificil
>
>
> > Desculpem..depois que eu percebi: eu falei que foi
> > pego a 1a opção, porém a ordem MAT QUI FIS é a 5a
> > opção.
> > --- Antonio Giansante <profcabi@xxxxxxxxxxxx>
> > escreveu:
> >
> >> Olá. Sempre que eu tenho dificuldades em resolver um
> >> problema de combinatória eu "apelo" para a árvore de
> >> possibilidades. Ficou assim(Obs: O "tanso" aqui fez
> >> como MAT, FIS e QUI, ao invés das disciplinas do
> >> enunciado, mas dá na mesma, ok? Desculpe pela
> >> viajada):
> >>
> >> segunda quarta sexta
> >>
> >> QUI
> >> FIS FIS
> >> MAT
> >>
> >> QUI
> >> MAT QUI FIS
> >> MAT
> >>
> >> QUI
> >> MAT FIS
> >>
> >> Dessa forma, se a 1a aula do 1o dia for FIS, tb
> >> teremos oito opçoes, e o mesmo para QUI, perfazendo
> >> um
> >> total de 24 possibilidades. Vamos analisar agora o
> >> que
> >> acontece com uma dessas escolhas. Supondo que
> >> tenhamos
> >> escolhido a primeira opção da árvore para as
> >> primeiras
> >> aulas:
> >> MAT QUI FIS
> >>
> >> Então, na segunda aula, só poderemos ter as opções
> >>
> >> FIS MAT QUI ou QUI FIS MAT.
> >> Observe que outras ordens destes não são possíveis
> >> devido à condição de nõ poder ser matérias iguais no
> >> mesmo dia. Sendo assim, temos duas opções de
> >> preenchimento das aulas da semana para cada opção da
> >> árvore. Como são 24 opções iniciais, dá um total de:
> >> 24x2=48.
> >> Entretanto, nós ainda não consideremaos o fato de
> >> que
> >> a ordem das duas aulas podem ser trocadas no dia.
> >> Assim, se começarmos a preencher as opções da
> >> segunda
> >> aula primeiro, teremos mais 48 possibildades, o que
> >> dá
> >> um total de 96 possibilidades de horário.....Ou não,
> >> como diria Caetano! (posso ter errado também,
> >> ehehe).
> >> Espero ter ajudado. ABÇS
>
> >> > 2008/3/13 Thelio Gama <teliogama@xxxxxxxxx>:
> >> >
> >> > É pessoal...
> >> >
> >> > Achei muito difícil esta questão. Agradeço se
> >> > alguém puder explicá-la.
> >> >
> >> > Thelio
> >> >
> >> > uma turma tem aulas às 2ª, 4ª e 6ª feiras, de
> >> > 8-9 horas e de 11-12 horas. As matérias são
> >> > portugues, matemática e ingles, cada uma com duas
> >> > aulas semanais, em dias diferentes. De quantos
> >> modos
> >> > pode ser feito o horário dessa turma?
> >> > a)96 ; b) 144 ; c)192 ; d) 6! ; e) 120
> >> >
> >> >
> >>
> >>
> >>
> >> Abra sua conta no Yahoo! Mail, o único sem
> >> limite de espaço para armazenamento!
> >> http://br.mail.yahoo.com/
> >>
> > =========================================================================
> >> Instruções para entrar na lista, sair da lista e
> >> usar a lista em
> >> http://www.mat.puc-rio.br/~obmlistas/obm-l.html
> >>
> > =========================================================================
> >>
> >
> >
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> > Abra sua conta no Yahoo! Mail, o único sem limite de espaço para
> > armazenamento!
> > http://br.mail.yahoo.com/
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> > Instruções para entrar na lista, sair da lista e usar a lista em
> > http://www.mat.puc-rio.br/~obmlistas/obm-l.html
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> Instruções para entrar na lista, sair da lista e usar a lista em
> http://www.mat.puc-rio.br/~obmlistas/obm-l.html
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Instruções para entrar na lista, sair da lista e usar a lista em
http://www.mat.puc-rio.br/~obmlistas/obm-l.html
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