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[SPAM] Re: [obm-l] combinatoria dificil
- To: obm-l@xxxxxxxxxxxxxx
- Subject: [SPAM] Re: [obm-l] combinatoria dificil
- From: Antonio Giansante <profcabi@xxxxxxxxxxxx>
- Date: Wed, 19 Mar 2008 15:21:47 -0300 (ART)
- Domainkey-signature: a=rsa-sha1; q=dns; c=nofws; s=s1024; d=yahoo.com.br; h=X-YMail-OSG:Received:Date:From:Subject:To:In-Reply-To:MIME-Version:Content-Type:Content-Transfer-Encoding:Message-ID; b=PJGMQPUCzZ0EfP6XuQOzflG1Q0MJewR3fulF4iAcH2DrG/qzBfO1USvvlYEQgk02bPFNeu8d8YoHqCYwqtX9JUgNwrKkUv/P4WpfLL94qdgO9aKwOMwg6DsgLvIoS8OfEXdsKBI/xvRN7FSjtptCPp0JVi7L7EV9gNEcl2MjJDM=;
- In-reply-to: <002b01c88553$d9e7b540$e600a8c0@Rafael>
- Reply-to: obm-l@xxxxxxxxxxxxxx
- Sender: owner-obm-l@xxxxxxxxxxxxxx
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SPAM: RCVD_IN_OSIRUSOFT_COM (0.4 points) RBL: Received via a relay in relays.osirusoft.com
SPAM: [RBL check: found 13.49.190.206.relays.osirusoft.com.]
SPAM: X_OSIRU_OPEN_RELAY (2.7 points) RBL: DNSBL: sender is Confirmed Open Relay
SPAM:
SPAM: -------------------- End of SpamAssassin results ---------------------
Olá. Sempre que eu tenho dificuldades em resolver um
problema de combinatória eu "apelo" para a árvore de
possibilidades. Ficou assim(Obs: O "tanso" aqui fez
como MAT, FIS e QUI, ao invés das disciplinas do
enunciado, mas dá na mesma, ok? Desculpe pela
viajada):
segunda quarta sexta
QUI
FIS FIS
MAT
QUI
MAT QUI FIS
MAT
QUI
MAT FIS
Dessa forma, se a 1a aula do 1o dia for FIS, tb
teremos oito opçoes, e o mesmo para QUI, perfazendo um
total de 24 possibilidades. Vamos analisar agora o que
acontece com uma dessas escolhas. Supondo que tenhamos
escolhido a primeira opção da árvore para as primeiras
aulas:
MAT QUI FIS
Então, na segunda aula, só poderemos ter as opções
FIS MAT QUI ou QUI FIS MAT.
Observe que outras ordens destes não são possíveis
devido à condição de nõ poder ser matérias iguais no
mesmo dia. Sendo assim, temos duas opções de
preenchimento das aulas da semana para cada opção da
árvore. Como são 24 opções iniciais, dá um total de:
24x2=48.
Entretanto, nós ainda não consideremaos o fato de que
a ordem das duas aulas podem ser trocadas no dia.
Assim, se começarmos a preencher as opções da segunda
aula primeiro, teremos mais 48 possibildades, o que dá
um total de 96 possibilidades de horário.....Ou não,
como diria Caetano! (posso ter errado também, ehehe).
Espero ter ajudado. ABÇS
--- Rafael Cano <rafaelcano@xxxxxxxxxxxxx> escreveu:
> Olá,
> Salhab, eu não consegui encontrar nenhum erro na sua
> solução. Na verdade eu consegui resolver de outra
> forma e cheguei no mesmo resultado.
> Como nenhuma matéria pode repetir no mesmo dia então
> obrigatoriamente nos 3 dias os três pares têm que
> aparecer (vou chamar de A, B, C pra ficar mais
> fácil): (A,B), (B,C) e (C,A). Veja que há 3!=6
> formas de escolher os pares para cada dia e em cada
> dia podemos inverter a ordem das matérias, ou seja,
> há 6 formas de escolher em qual dia fica cada par e
> 2 formas de organizar as matérias por dia. Logo:
> 6*2*2*2=48.
>
> Abraços
>
> ----- Original Message -----
> From: Marcelo Salhab Brogliato
> To: obm-l@xxxxxxxxxxxxxx
> Sent: Thursday, March 13, 2008 4:48 PM
> Subject: Re: [obm-l] combinatoria dificil
>
>
> Olá Thelio,
>
> Temos 3 matérias, cada uma com 2 aulas semanais em
> dias diferentes, e 3 dias.
> Para o primeiro dia, vamos escolher 2 das 3
> matérias: 3*2 = 6 modos
> Para o segundo dia, só podemos repetir uma
> matéria, portanto temos: 2(devido a ordem)*2*1 = 4
> modos
> Para o terceiro dia, as matérias já estão
> determinadas, temos apenas a ordem, portanto: 2
> modos
>
> assim, temos: 6*4*2 = 48 modos
> mas não tem alternativa.. então devo ter errado.
> Vamos aguardar alguém me corrigir ;)
>
> abraços,
> Salhab
>
>
>
> 2008/3/13 Thelio Gama <teliogama@xxxxxxxxx>:
>
> É pessoal...
>
> Achei muito difícil esta questão. Agradeço se
> alguém puder explicá-la.
>
> Thelio
>
> uma turma tem aulas às 2ª, 4ª e 6ª feiras, de
> 8-9 horas e de 11-12 horas. As matérias são
> portugues, matemática e ingles, cada uma com duas
> aulas semanais, em dias diferentes. De quantos modos
> pode ser feito o horário dessa turma?
> a)96 ; b) 144 ; c)192 ; d) 6! ; e) 120
>
>
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Instruções para entrar na lista, sair da lista e usar a lista em
http://www.mat.puc-rio.br/~obmlistas/obm-l.html
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