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Re: [obm-l] Re:[obm-l] Radiciação 8ª série
Certo e o nosso gosto pelo saber!
Racionalização tbm é um saber!
Obs.: o gosto pelo saber, normalmente, só fica com os matemáticos os
que querem alguma coisa parecida com ITA e etc... o resto,
normalmente, não sabe o que é isso (CLARO QUE ISSO É UM RESULTADO
COMPLETAMENTE EMPÍRICO)
Em 20/02/08, Julio Cesar Conegundes da Silva<jcconegundes@xxxxxxxxx> escreveu:
> Vestibular, vestibular, vestibular... engenharia, engenharia, engenharia...
> trabalho de arquitetura... o que fizeram com o nosso gosto pelo saber?
>
>
> On 2/20/08, flnlucatelli . <flnlucatelli@xxxxxxxxx> wrote:
> > Acho importante!
> > e DESPREZO isso de que é "formação tecnólogica" ou "treinar calculadoras"!
> > Trabalhar com questões mais complicadas de racionalização de
> > denominadores faz com que o aluno fique mais familiarizado com o
> > assunto... e tais exercícios não tem lá muitos cálculos não!!! É
> > necessário efetuar mais cálculos para demonstrar a fórmula do
> > desarranjo do que parafazer esses exercícios!
> > O aluno precisa dominar bastante esse assunto: vc gostaria de ver seu
> > aluno parando diante de um trabalho de arquitetura ou engenharia para
> > ver se dois números (um racionalizado e outro não) são iguais, no pc?
> > Na época que eu era estudante, mudei de colégio várias vezes... um
> > professor havia trabalhado bastante, na turma, com racionalização
> > (pois era preparatório para concursos militares)... e cheguei no outro
> > e o professor da turma havia trabalhado com eles só casos triviais:
> > era muito trite como os alunos sofriam em assuntos posteriores (como
> > geometria plana) por causa de racionalização de denominadores! Ex.: Eu
> > era monitor da turma, em matemática. Uma vez, um aluno excelente (que,
> > aliás, competi com ele o cargo de monitoria, na época), assumiu que um
> > problema de "geometria plana" tinha duas soluções... pois ele fazia de
> > 2 maneiras completamente corretas e, cada maneira, dava um número
> > diferente, que, na verdade, não era diferente; mas 1 vinha
> > racionalizado e outro não!
> >
> > Por orgulho, ele não recorreu a mim... e saiu com essa crença
> >
> > Racionalização de denominadores, fatoração, trigonometria são assuntos
> > que vc não pode querer diminuir com medo de exceder nos cálculos; pois
> > por mais complexo o nível que vc chegue nesses assuntos, eles vão ser
> > sempre triviais e importantíssimos!
> > Procure ter receio de exceder em outro assunto: racionalização não;
> > pois esse, quanto mais familiarização o aluno tiver, melhor!
> > Se vc mostrar só os casos triviais, nem com os casos triviais eles vão
> > ficar familiarizados!
> > Quer dizer, exceder em racionalização (e assuntos base do tipo) não é
> > pecado; porém faltar um pouquinho é mortal para o aluno...
> > E faltando esse pouquinho, o aluno vai sempre ter uma dúvida em
> > assuntos posteriores (que, talvez, por orgulho ou por timidez, não vai
> > tirá-la) e vai virar uma bola de neve: até que ele declara odiar
> > matemática ou coisa do tipo (mesmo sendo um bom aluno ou,
> > pontencialmente, bom aluno)
> >
> > ABraço,
> > Fernando
> >
> > Em 20/02/08, vitoriogauss<vitoriogauss@xxxxxxxxxx> escreveu:
> >
> > >
> > > É verdade.
> > >
> > > Olha, o que vou fazer é não demorar muito na aula, não gastar muito
> tempo
> > > com preciosismos...ensino o "suficiente", talvez até com uma ficha extra
> > > como curiosidade.
> > >
> > > Pq eu estava antes deste "lema" colocado aqui, fazer racionalizações
> mais
> > > complicadas...percebo que isso será prejudicial. Mas quem quiser fazer
> > > ITA-IME, EN, ou CN...no futuro vai aproveitar (penso eu).
> > >
> > > Muito grato pela ajuda
> > >
> >
> >
>
>
> --
>
> Julio Cesar Conegundes da Silva
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Instruções para entrar na lista, sair da lista e usar a lista em
http://www.mat.puc-rio.br/~obmlistas/obm-l.html
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