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Re: [obm-l] Re:[obm-l] Radiciação 8ª série
- To: obm-l@xxxxxxxxxxxxxx
- Subject: Re: [obm-l] Re:[obm-l] Radiciação 8ª série
- From: "flnlucatelli ." <flnlucatelli@xxxxxxxxx>
- Date: Wed, 20 Feb 2008 13:33:50 +0000
- Dkim-signature: v=1; a=rsa-sha256; c=relaxed/relaxed; d=gmail.com; s=gamma; h=domainkey-signature:received:received:message-id:date:from:to:subject:in-reply-to:mime-version:content-type:content-transfer-encoding:content-disposition:references; bh=//pY2Vs1idotYDLON6cowAK5TZqXFVjwr5w7rzR+SDY=; b=VT/3pgkiQ+SAN131mpZrmwfN2aShXL4sp3L4hLoxo0uHgXROK5EgNchqkaO2A3EH47VJeSEaKrwtYMbOskAhOOR+5rMsDPzxuXpaHD5K+v5W/3AZIeWkp5uZRsnjDeO1haFbfAqlc9r2ON4Oom0NCT12tKPV3y47r4FeArqACtM=
- Domainkey-signature: a=rsa-sha1; c=nofws; d=gmail.com; s=gamma; h=message-id:date:from:to:subject:in-reply-to:mime-version:content-type:content-transfer-encoding:content-disposition:references; b=RBb3KVrHyNa9oHXDEkCot7SJJ5JYjkO9OgJawCjBNgvzERBCVx+BzFP4MU0OyvyEsIlF7TBk88gEhrCDtcaCGeHsSIwLt713qoR8fpV0NP8YuH3chuIr+77Slo0M6btjB9mwIGL0jCEc+GNAxyySNCkovis/a0WSK/L3E3q8/tA=
- In-reply-to: <JWIIW8$DD066B5D8E022B01B80A9BADB00FAE5C@xxxxxxxxxx>
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- Reply-to: obm-l@xxxxxxxxxxxxxx
- Sender: owner-obm-l@xxxxxxxxxxxxxx
Acho importante!
e DESPREZO isso de que é "formação tecnólogica" ou "treinar calculadoras"!
Trabalhar com questões mais complicadas de racionalização de
denominadores faz com que o aluno fique mais familiarizado com o
assunto... e tais exercícios não tem lá muitos cálculos não!!! É
necessário efetuar mais cálculos para demonstrar a fórmula do
desarranjo do que parafazer esses exercícios!
O aluno precisa dominar bastante esse assunto: vc gostaria de ver seu
aluno parando diante de um trabalho de arquitetura ou engenharia para
ver se dois números (um racionalizado e outro não) são iguais, no pc?
Na época que eu era estudante, mudei de colégio várias vezes... um
professor havia trabalhado bastante, na turma, com racionalização
(pois era preparatório para concursos militares)... e cheguei no outro
e o professor da turma havia trabalhado com eles só casos triviais:
era muito trite como os alunos sofriam em assuntos posteriores (como
geometria plana) por causa de racionalização de denominadores! Ex.: Eu
era monitor da turma, em matemática. Uma vez, um aluno excelente (que,
aliás, competi com ele o cargo de monitoria, na época), assumiu que um
problema de "geometria plana" tinha duas soluções... pois ele fazia de
2 maneiras completamente corretas e, cada maneira, dava um número
diferente, que, na verdade, não era diferente; mas 1 vinha
racionalizado e outro não!
Por orgulho, ele não recorreu a mim... e saiu com essa crença
Racionalização de denominadores, fatoração, trigonometria são assuntos
que vc não pode querer diminuir com medo de exceder nos cálculos; pois
por mais complexo o nível que vc chegue nesses assuntos, eles vão ser
sempre triviais e importantíssimos!
Procure ter receio de exceder em outro assunto: racionalização não;
pois esse, quanto mais familiarização o aluno tiver, melhor!
Se vc mostrar só os casos triviais, nem com os casos triviais eles vão
ficar familiarizados!
Quer dizer, exceder em racionalização (e assuntos base do tipo) não é
pecado; porém faltar um pouquinho é mortal para o aluno...
E faltando esse pouquinho, o aluno vai sempre ter uma dúvida em
assuntos posteriores (que, talvez, por orgulho ou por timidez, não vai
tirá-la) e vai virar uma bola de neve: até que ele declara odiar
matemática ou coisa do tipo (mesmo sendo um bom aluno ou,
pontencialmente, bom aluno)
ABraço,
Fernando
Em 20/02/08, vitoriogauss<vitoriogauss@xxxxxxxxxx> escreveu:
>
> É verdade.
>
> Olha, o que vou fazer é não demorar muito na aula, não gastar muito tempo
> com preciosismos...ensino o "suficiente", talvez até com uma ficha extra
> como curiosidade.
>
> Pq eu estava antes deste "lema" colocado aqui, fazer racionalizações mais
> complicadas...percebo que isso será prejudicial. Mas quem quiser fazer
> ITA-IME, EN, ou CN...no futuro vai aproveitar (penso eu).
>
> Muito grato pela ajuda
>
> Pessoal... estamos discutindo matemática ou formação tecnológica? Qual o
> > objetivos das aulas do nosso colega? Ajudar mentes a se desenvolverem ou
> > treinar calculadoras? Qual o significado do "Teorema": Toda fração cujo
> > denominador é formado por uma raíz enésima pode ser expressa como uma
> fração
> > cujo denominador é um número real? Por si só isso tem significado? Quem
> não
> > olharia como o Vitório para o seu professor e pensaria: "Tá. E daí?" ?
> >
> > Usar racionalização nos complexos é como usar um lema. Vc usa o lema (em
> uma
> > área qualquer da matematica). Prova o que tem que ser provado. Daí vc
> > encontra o significado de alguma coisa.
> >
> > A mesma coisa eu penso sobre ensinar teoria das matrizes no ensino médio.
> > Para que ficar ensinando as coisas aos pedaços sem nunca completar o
> > quebra-cabeças? Para alguém olhar o currículo de ensino médio e pensar:
> > "Oooh... eles sabem multiplicar uma matriz".
> >
> > On 2/19/08, vitoriogauss wrote:
> > >
> > > Concordo na elegância....
> > >
> > > Mas creio que o Bruno foi feliz em suas palavras.."... que não fiquemos
> > > escravos da vã tecnologia..."...
> > >
> > > Eu lembro bem, que no meu Ceará, por incrível que pareça....o professor
> me
> > > disse :
> > > Não pode deixar "raiz" no denominador...tem que racionalizar
> > > obrigatoriamente..
> > >
> > > aí eu pensei...pela definição de racionais temos que a/b, com a e b
> > > inteiros e b diferente de 0..deve se por isso...
> > >
> > > Depois...que aprendi que tratava-se de uma "mera" técnica, porém nos
> > > complexos foi maravilhoso....
> > >
> > >
> > > > Olá,
> > > >
> > > > De fato, se pensarmos bem, racionalizar um denominador significa
> > > torná-lo racional. Por exemplo, em vez de se escrever 1/raiz(2),
> escreve-se
> > > raiz(2)/2. Todavia, responda-me, com sinceridade, existe algum
> impedimento
> > > para que as raízes fiquem no denominador?
> > > >
> > > > De qualquer modo, creio que saber racionalizar, é, na verdade,
> > > importante, pois que quando assim o fazemos estamos treinando o conceito
> de
> > > raiz quadrada, cúbica, etc, no sentido de que um número, para sair da
> raiz
> > > n-ésima, precisa estar elevado à n-ésima potência. Talvez seja uma
> > > justificativa.
> > > >
> > > > O problema é que, em sala de aula, sempre vão ter aqueles que
> perguntam:
> > > "Professor, mas se eu não racionalizar fica errado?" E você, como
> > > matemático, não pode dizer que fica. Outra pergunta do tipo é:
> "Professor,
> > > mas precisa sempre simplificar a fração?" Enfim, talvez uma outra
> > > justificativa seja a elegância, pois que a matemática precisa ser
> elegante.
> > > Assim sendo, diga ao aluno: "Precisa, para ficar mais elegante..."
> > > >
> > > > Um abraço,
> > > > Eduardo
> > > >
> > > > ----- Mensagem original ----
> > > > De: vitoriogauss
> > > > Para: obm-l
> > > > Enviadas: Terça-feira, 19 de Fevereiro de 2008 14:03:02
> > > > Assunto: [obm-l] Radiciação 8ª série
> > > >
> > > > Olá colegas,
> > > >
> > > >
> > > >
> > > > Estou ensinando radiciação na 8ª.
> > > >
> > > >
> > > >
> > > > Vou entrar em racionalização de denominadores, porém no site do
> BIGODE,
> > > o mesmo diz que racionalização só é importante para a "prova de
> > > radiciação".. .
> > > >
> > > >
> > > >
> > > > Ou seja, não é interessante ensinar racionalização, pois não há
> mudança
> > > no resultado.
> > > >
> > > >
> > > >
> > > > Eu não concordo, particulamente, porque a matemática não é feita de
> > > coisas sem uso, digamos assim. Deve existir uma aplicabilidade.
> > > >
> > > >
> > > >
> > > >
> > > >
> > > >
> > > >
> > > > Abra sua conta no Yahoo! Mail, o único sem limite de espaço para
> > > armazenamento!
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