Re: [obm-l] Re:[obm-l] Radiciação 8ª série

Acho importante!
e DESPREZO isso de que é "formação tecnólogica" ou "treinar calculadoras"!
Trabalhar com questões mais complicadas de racionalização de
denominadores faz com que o aluno fique mais familiarizado com o
assunto... e tais exercícios não tem lá muitos cálculos não!!! É
necessário efetuar mais cálculos para demonstrar a fórmula do
desarranjo do que parafazer esses exercícios!
O aluno precisa dominar bastante esse assunto: vc gostaria de ver seu
aluno parando diante de um trabalho de arquitetura ou engenharia para
ver se dois números (um racionalizado e outro não) são iguais, no pc?
Na época que eu era estudante, mudei de colégio várias vezes... um
professor havia trabalhado bastante, na turma, com racionalização
(pois era preparatório para concursos militares)... e cheguei no outro
e o professor da turma havia trabalhado com eles só casos triviais:
era muito trite como os alunos sofriam em assuntos posteriores (como
geometria plana) por causa de racionalização de denominadores! Ex.: Eu
era monitor da turma, em matemática. Uma vez, um aluno excelente (que,
aliás, competi com ele o cargo de monitoria, na época), assumiu que um
problema de "geometria plana" tinha duas soluções... pois ele fazia de
2 maneiras completamente corretas e, cada maneira, dava um número
diferente, que, na verdade, não era diferente; mas 1 vinha
racionalizado e outro não!

Por orgulho, ele não recorreu a mim... e saiu com essa crença

Racionalização de denominadores, fatoração, trigonometria são assuntos
que vc não pode querer diminuir com medo de exceder nos cálculos; pois
por mais complexo o nível que vc chegue nesses assuntos, eles vão ser
sempre triviais e importantíssimos!
Procure ter receio de exceder em outro assunto: racionalização não;
pois esse, quanto mais familiarização o aluno tiver, melhor!
Se vc mostrar só os casos triviais, nem com os casos triviais eles vão
ficar familiarizados!
Quer dizer, exceder em racionalização (e assuntos base do tipo) não é
pecado; porém faltar um pouquinho é mortal para o aluno...
E faltando esse pouquinho, o aluno vai sempre ter uma dúvida em
assuntos posteriores (que, talvez, por orgulho ou por timidez, não vai
tirá-la) e vai virar uma bola de neve: até que ele declara odiar
matemática ou coisa do tipo (mesmo sendo um bom aluno ou,
pontencialmente, bom aluno)

ABraço,
Fernando