Re: [obm-l] Demonstrações

On Dec 16, 2007 11:56 PM, Sérgio Martins da Silva <sms.sergio@xxxxxxxxx> wrote:
> Doutores,
>
> Penso que a palavra mais comum nesta lista e, quiçá, da matemática é
> "demonstração". Por isto, gostaria de saber como se demonstra que uma
> demonstração está correta. E mais, que é completa. Quais são os requisitos,
> condições, etc ?
>
> Abraços,
>
> Sérgio

Oi,
Se eu estiver errado, por favor me corrijam,
Demonstrar que uma demonstração é válida é provar que a conclusão
deriva das premissas. (isso é lógica matemática)
Se, ao analisarmos uma prova a partir de suas premissas, chegamos (por
implicações sempre verdadeiras (também chamadas tautológicas)) à mesma
conclusão que a prova chegou, então a prova é válida, caso contrário
não.
Uma prova é dita completa quando não existem axiomas não declarados
(se eu não me engano).
Ex:
Se Alberto viajar e Bruno ir à praia
Então Daniel vai ao mercado
Prova:
Sabemos isso também:
- Se Alberto vai viajar e Bruno ir à praia, então Creuza vai limpar a
casa de Alberto
- Se Daniel não vai ao mercado, então Creuza não vai limpar a casa de
Alberto ou Alberto não vai viajar
Por lógica matemática: