[obm-l] Combinatória

Estou com dúvida nestas duas questões ,alguém poderia resolver pra mim..

01.Quantos ancestrais tetravós (que são os pais dos triavós, que são os pais dos bisavós, que são os pais dos avós) pode uma pessoa ter? Suponha que não haja casamento entre pessoas da mesma família.

Um número de cartão de crédito é formado por 13 dígitos. Se a soma de quaisquer três dígitos consecutivos do número do cartão é 17, e, contados da esquerda para a direita, o segundo dígito é 4 e o décimo segundo dígito é 7, qual a soma dos dígitos do número do cartão de crédito?

Agradeço desde de já.

Aline Marques