Re: [obm-l] Combinatória

>Oi Nicolau.>Você tem razão, parece que não existem atalhos para o
problema 2).>Na verdade a colocação da expressão "outra versão" entre as
perguntas 1) e 2) dá á  impressão de uma
>vinculação entre elas que, se existe, esta longe de ser óbvia, como
sugerido.>Do primeiro problema, onde se pede  para determinar o número
de partições de  C={1,2,.....2007} em dois
>subconjuntos disjuntos com mesma soma,  pode-se concluir que, uma vez
determinado esse número estará
>determinado  um número igual  de zeros obtido   a partir do enunciado
do problema 2), porém sem maiores
>considerações de natureza probabilísticas, como detalhei no problema
1).>E assim estaria resolvido também o problema 2).>O fato, porém  é
que, infelizmente,  a recíproca não é verdadeira. Pois quando uma das
distrubuições
>aleatorias dos + e - conduz a uma configuração de  soma zero, o
conjunto de referência desta soma  já não
>será mais o original, o conjunto C, que  teria sido desfigurado pelas
variações fortuitas até o evento da
>ocorrencia da soma zero. Não teríamos obtido  então  uma partição de C
em dois conjuntos disjuntos, de
>soma igual, mas sim de um outro conjunto diferente.
   Exato.  Quando comecei a resolver eu imaginei dois subconjuntos
disjuntos de soma igual, porém
analisando a solução do Paulo Santa Rita e os comentários do professor
Nicolau,
verifiquei que havia me enganado, e que, como o paper que postei aqui
mostra, não existe
uma expressão simples para solução do problema.

Ronaldo.