[obm-l] PROFESSOR DE MATEMÁTICA

ALGUÉM PODE RESOLVER, POR FAVOR, ESTA:

Numa aula de aritmética, um professor de Matemática desafiou seus alunos. Disse que era capaz de adivinhar o número de palitos numa caixa de fósforos sem abrí-la. Para tal brincadeira, este professor deu para uma turma de alunos uma caixa de fósforos que continha um número de palitos entre 50 e 60, e orientou-os dizendo:

- Queridos alunos, sigam corretamente as minhas instruções, mas não me digam nada, apenas executem-nas em silêncio.

Primeiro: Tirem todos os palitos da caixa.

Segundo: Coloquem quantos palitos vocês quiserem dentro da caixa.

Terceiro: Retirem da caixa o número de palitos igual a soma dos algarismos do número de palitos que foram colocados na caixa na segunda instrução.

Ao finalizar a terceira instrução os alunos devolveram a caixa fechada ao professor e sem dizerem absolutamente nada ao mestre, guardaram o restante dos palitos, escondendo-os. Sabendo que o professor notou, pelo barulho, que havia alguns palitos dentro da caixa, calcular, em porcentagem, a probabilidade de que este professor venha a adivinhar em duas tentativas, no máximo, o número correto de palitos, deixados pelos alunos, dentro da caixa.

DESDE JÁ AGRADEÇO