Re: [obm-l] 2^t=t^2

Que regras artificiais e desinteressamtes?
eu não acho nada de errado em ter uma boa idéia também, mas nesse
problema gostaria de ver soluções sem "chute de valores"

eu tentei uma solução assim (não sei ainda se está correta ;x)

o que eu tentei fazer... (usando que n é par)

2^n=n².

se n>=5
2^n>n²
então temos que ter n<=4 como possiveis soluções
n=2k
2k<=4
k<=2.

joga então n=2k na equação

2^2k=(2k)².
4^k=4k²
expande
4^k como
(1+3)^k=c(k,0)3^0+c(k,1).3+c(k,2).3²+c(k,3)3³+...
como k<=2, os termos depois de c(k,2) se anulam, ficando

c(k,0)3^0+c(k,1).3+c(k,2).3²=4k²
1+3k+9k(k-1)/2=4k²
multiplica tudo por dois
2+6k+9k(k-1)=8k²