Re: [obm-l] probabilidade

Probabilidade 0 não significa impossibilidade, como vc mesmo demonstrou: vc PODE escolher o 3 (pois o escolheu), mesmo com probabilidade 0. Da mesma forma, probabilidade 1 não significa que o evento necessariamente ocorrerá: a probabilidade de se tomar um irracional no sortei de um número real em qualquer intervalo é igual a 1, o que não quer dizer que vc tem que escolher um irracional.

A interpretação correta para isso é: fazendo-se MUITOS sorteios, a razão entre o número de vezes que vc tirou 3 e o número de sorteios tenderá a 0.
No caso dos irracionais seria: fazendo-se MUITOS sorteios, a razão entre o número de vezes que vc tirou um elemento do conjunto dos irracionais e o número de sorteios tenderá a 1.

Ficou claro?

Abraço
Bruno