Re: [obm-l] Incompletude dos Sistemas Formais

Olá Johnson, só respondendo suas perguntas:

johnson nascimento wrote:
 1) "Se a matemática é consistente, sua consistência não pode ser provada dentro da própria matemática" Entao ela sera provada onde?"

Resposta:  A consistência da matemática com um todo não pode ser provada.2) "Se a matemática é consistente ela é incompleta" Ou seja, nao podemos decidir entre sua afirmação ou negação qual é verdadeira, isso significa que devemos recorrer a intuição?"

Resposta:  Depende do problema, como tentei explicar no e-mail anterior. Einstein fazia, como Galileu os
"gedankenexperimenten"
 3) "Eu vou ser sincero amigos eu nao consigo entender como algo pode nao ter consistencia se nos nao podemos prova-lo."

Resposta: A aritmética  é *consistente* e incompleta e vc consegue provar.
     Consistente porque não existe contradição dentro dela.
   É incompleta porque a consistência da aritmética não pode ser provada dentro da *própria* aritmética, isto é, usando
tão somente os axiomas da aritmética para provar a consistência deles.  Isso, segundo Göedel é impossível.   É preciso uma teoria MAIS ABRANGENTE que englobe a artimética, o que implica que temos que acrescentar
mais axiomas à aritmética para que possamos provar a consistência dos axiomas dela.  Eu tinha um exemplo concreto
mas não me lembro agora.
   Mas, note bem: Não adianta acrescentar mais axiomas.
    Quando você acrescentou novos axiomas à aritmética criou, digamos, a teoria
X que não é mais a aritmética, e sim uma extensão dela: a aritmética mais os axiomas que vc acrescentou

    Fazendo isso vc conseguiu provar a consistência dos axiomas da aritmética (e como consequência
a consistência da aritmética) usando para isso sua teoria X, mas a teoria X que você usou
para provar a consistência da aritmética, apesar de ser consistente (!), continua sendo incompleta !!!

   E não adianta colocar mais axiomas na teoria X, cirando a teoria Y para provar a consistência de X, vc sempre
cai no mesmo problema, a teoria Y pode até ser consistente, mas continua incompleta e assim por diante
é a matemática ....

Espero ter jogado alguma luz nesta questão... ou ... deixado ela mais obscura??? Bem... mesmo tendo escrito
algo errado, alguém vai corrigir.  Minha intenção tentou ser boa...

Abraços!Ronaldo Luiz Alonso

  Eu vou ser sincero amigos eu nao consigo entender como algo pode nao ter consistencia se nos nao podemos prova-lo.   Muito Obrigado menbros da lista e felicidades a todos ;)Alertas do Yahoo! Mail em seu celular. Saiba mais.