Re: RES: [obm-l] Provar que k + raiz(k^2 +a ) eh irracional

Pelo que me lembro a prova de Liouville (sobre a transcendência de pi)
constrói
inicialmente uma equação polinomial com grau n que teria como solução
pi.
Ele então prova que tal equação não existiria pois n deveria ser
infinito.  Isso como
vc está dizendo parece ser diferente de considerar uma série de
potências.
   Como você mesmo disse:

"Mas x = 0 é solução de sen(x) = 0.
Posso expressar sen(x) igualmente bem em série de potência, e
no entanto 0 está longe de ser transcendente.

Isto mostra que qualquer número a princípio pode ser solução de
uma equação que envolva uma série, ou a expansão em séries
de uma função."

 Podemos dizer que existem infinitos x para os quais  sen(x) = 0, ou
seja isso não
define um número transcendente, mas um conjunto de números da forma
2*k*pi com
k em Z, dos quais com exceção de um todos são transcendentes.   O
problema parece
ser decidir quando a solução de uma "equação de grau infinito"  oferece
um número transcendente.

   É essa tarefa, que eu concordo, não é trivial.  Provavelmente teremos
que construir grupos associados,
como fez Galois para o caso finito.  Neste caso daria para provar que
e+pi é transcendente.  Bastaria
construir uma "equação de grau infinito"  que oferecesse e+pi como
solução e ter um teorema de
apoio que mostrasse que essa solução é transcendente.

Ronaldo Luiz Alonso.