Re: RES: [obm-l] Provar que k + raiz(k^2 +a ) eh irracional

Olá Demetrio!

Perguntas:
1-      É adequado pensar em um número transcendente como
um algébrico de grau infinito?

Olá Demetrio! Quase isso.   As idéias a que me refiro abaixo para provar
que e+pi é transcendente e portanto irracional fariam uso disso.   Por exemplo pi/4 seria a solução
da equação de grau infinito tg (x) = 1 (enxergando tg (x) como uma série de potências).
    Mas isso requereria mais rigor matemático.
O que seria solução de uma equação de grau infinito ???

2-      Em caso de resposta afirmativa para a primeira
pergunta (eu acho que sim), alguém conhece alguma
prova de transcendência baseada nesta idéia?

Sim, a prova de Liouville.

Ronaldo Luiz Alonso