[obm-l] Um numero N com n algarismos....

Experimente também os inversos de 3, 11, 31, 37, 41, 43, 53, 67, 71, 73, 79,
83 e 89, para ficarmos nos menores que 100. A explicação é via congruência
módulo p, onde p é o primo. Boas contas, abraço, olavo.

>From: "Bruno França dos Reis" <bfreis@gmail.com>
>To: obm-l@mat.puc-rio.br
>Subject: Re: [obm-l] Um numero N com n algarismos....
>Date: Wed, 1 Aug 2007 20:38:33 +0200
>
>Acho interessante essas propriedades dos inversos desses primos que vc
>citou.
>
>Uma coisa que fico um tanto quanto intrigado também é o caso do período do
>inverso do 13. Vc pode quebrar ao meio esse período. Pegando o número
>"menor", se vc for multiplicando por 2, 3, 4, ..., assim como fez com o
>período do 1/7, vc vai obtendo também permutações cíclicas de um dos dois
> [...]

MSN Messenger: instale grátis e converse com seus amigos.
http://messenger.msn.com.br