[Date Prev][Date Next][Thread Prev][Thread Next][Date Index][Thread Index]

Re: [obm-l] Subespaços vetoriais



O enunciado do primeiro não está preciso já que não menciona qual é a soma e qual é o produto por escalar que devemos usar. Vou admitir serem os canônicos.
 
W1 não é espaço vetorial, já que qualquer elemento (a, 0) pertencente a W1 não possui um oposto. (x, y) + (a, 0) = (0, 0)  <==>  (x, y) = (-a, 0), mas se a != 0 e (a, 0) pertence a W1, então (-a, 0) não pertence a W1.
 
W2 é subespaço, pois obviamente (0,0,0) pertence a W2, e é fácil verificar que dados dois vetores em W2, sua soma continua em W2 e que produto por escalar de um vetor de W2 continua em W2 (basta fazer conta), e isso mostra que W2 é subespaço.


 
2007/7/30, rcggomes <rcggomes@terra.com.br>:
 
 
Ola pessoal,
 
Alguem pode me ajudar nessas questoes:
 

=> Determine se os conjuntos abaixo sao subespacos vetoriais:

 -  W1 = { (x; y) E IR^2 : x >= y >= 0}

 -  

W2 = { (x; y; z ) E IR^3 : 2x + y - z = 0}

=>Verifique que o conjunto {1; (1 - x); (1 - x)^2} forma uma base para o espaco vetorial dos polin^omios de grau maximo igual a dois.

=> Mostre que IR^3 e a soma direta dos subespacos vetoriais U = {(x; y; z) E IR^3 : z = 0} e {(x; y; z ) E IR^3 : x = y = 0}, com ilustração geometrica os subespacos U e V , e mostre a decomposicao de um vetor qualquer no IR^3 como soma dos seus respectivos vetores de U e V .



--
Bruno França dos Reis
email: bfreis - gmail.com
gpg-key: http://planeta.terra.com.br/informatica/brunoreis/brunoreis.key
icq: 12626000

e^(pi*i)+1=0