[obm-l] Re: [obm-l] Problema nº 8 NIVEL 3 OBM 2007

Porquê (n^4-4) - 4 + 1????

por causa da formula da soma da PA????? (an + a1)n/2

a formula que vc usou para obtenção do número de termos foi:  [ (an - a1) +
1 ]/2

de qual teorema ou análise vc tirou esta?

Obrigado Felipe..........

Gostei da olimpiada deste ano......

adoro os problemas desta lista, estou abrindo uma lista na USP, de problemas
e teoremas, divulgo em breve....

bom falar com vcs

>From: Felipe Sardinha <felipesardinha@yahoo.com.br>
>To: obm-l@mat.puc-rio.br
>Subject: Re: [obm-l] Problema nº 8 NIVEL 3 OBM 2007
>Date: Tue, 26 Jun 2007 14:49:40 -0300 (ART)
>
>Bom dia Fábio.
>
>Eis aqui meu raciocínio:
>
>Seja S = 4/n^4 + 5/n^4 + 6/n^4 + ... + (n^4 - 5)/n^4 + (n^4 - 4)/n^4
>
>Somando parcelas equidistantes, temos:
>   4/n^4 + (n^4 - 4)/n^4 = 1
>   5/n^4 + (n^4 - 5)/n^4 = 1
>   6/n^4 + (n^4 - 6)/n^4 = 1
>   (e assim, sucessivamente)
>
>   Basta agora calcularmos quantas parcelas com soma 1 possuem na
> [...]

Inscreva-se no novo Windows Live Mail beta e seja um dos primeiros a testar
as novidades-grátis. Saiba mais:
http://www.ideas.live.com/programpage.aspx?versionId=5d21c51a-b161-4314-9b0e-4911fb2b2e6d