Re: [obm-l] Multiplicação de matrizes no determinante

Há um tempo atrás tinha mandado esse problema na lista... Encontrei a
resposta e queria compartilhar com vcs.

Basicamente, o problema pode ser reduzido a mostrar que:
det (I + AB) = det (I + BA)
qnd A e B não são quadradas. Digamos:
dim(A) = M x N
dim(b) = N x M

Usei essa dica:
http://www.mathematik.uni-bielefeld.de/~sillke/PUZZLES/det-i-ab

e a propriedade de determinantes de matrizes particionadas (matrizes
definidas por partes):
det( [A B] ) = det( [A 0] ) = det(A).det(C)
     [0 C]          [B C]

Valeu!

"Marcelo Salhab Brogliato" wrote:
Opa,
é verdade! vou pensar melhor aqui..
qualquer ideia eu mando amanha!!
abracos,
Salhab

On 4/30/07, edneiramaral <edneiramaral@ig.com.br> wrote:
> [...]
> Rij = conj(Rji)
>
> Resposta ao Salhab:
>
> Se bem entendi sua idéia, eu cheguei a pensar algo parecido, mas parei pq
as
> matrizes F e H não são quadradas e nesse caso o determinante não está
> definido, correto?
>
> Consigo por exemplo passar o R pro final e ficar com:
>
> det( I + R.H.F.F*.H*) = det( I + H.F.F*.H*.R)
>
> (usando ainda que, no caso a que estou aplicando, R tem a propriedade
acima)

> Mas só faço isso pq tanto R (MxM) quanto as matrizes H.F.F*.H*  e
H*.F*.F.H