Re: [obm-l] [obm-l] Divisão do preço de uma corrida de táxi

On Wed, May 09, 2007 at 02:15:22PM -0300, Pedro Cardoso wrote:
> Algo mui comum no cotidiano é "rachar" uma corrida de táxi quando o
> caminho de uma pessoa é em parte comum com o caminho de um ou mais
> acompanhantes.
>
> Bem, qual é a maneira mais justa de dividir o preço de uma corrida de
> táxi, considerando que esse preço já é conhecido desde o início pelos
> passageiros, se...
>
> 1- duas pessoas - a1 e a2 - querem ir a locais distintos, e o destino de a2
> fica no caminho de a1 (ou seja, a1, indo sozinho, passaria por onde a2 vai
> ficar)?
> [...]

O conceito de justiça não é matemático, mas eu gosto do seguinte algoritmo
para todas as situações que vc propos: estime quanto cada um gastaria
para ir de taxi sozinho e divida o custo proporcionalmente a estes custos
hipotéticos. Os alunos daqui da PUC usavam este algoritmo e diziam que
a idéia tinha sido dada pelo professor Gonzalo.

[]s, N.