Re: [obm-l] Solicitando auxílio

Ola Danilo,

1) Cada pizza tem 12 pedacos, entao, como foram 4 pizzas totalmente
consumidas, temos
4*12 = 48 pedacos consumidos... mas ainda temos mais 12 pedacos, sendo que nao
sabemos quantos foram consumidos.
Vamos dizer que "a" rapazes comeram 6, "b" rapazes comeram 7, "c"
mocas comeram 2 e "d" mocas comeram 3. Alem disso, k pedacos da ultima
pizza foram consumidos.. 0 < k < 12.
assim:
6a + 7b + 2c + 3d = 48 + k

a+b = rapazes
c+d = mocas

queremos calcular a+b e c+d

vamos ver, se a=1, b=0, c=0, d=15, k=3, entao a equacao é satisfeita...
se a=2, b=0, c=0, d=13, k=3, entao a equacao tb é satisfeita...
se a=1, b=1, c=1, d=12, k=3, a equacao tb é satisfeita...
vemos que as quantidades de rapazes e mocas estao variando..
acredito que nao existe uma unica solucao...

vamos fazer uma outra analise...
6a + 7b + 2c + 3d = 48 + k
vamos ver essa equacao modulo 3, entao:
b + 2c = k (mod 3)
agora vamos ver essa equacao modulo 2, entao:
b + d = k (mod 2)
bom, essas 2 equacoes sao satisfeitas pelas solucoes apresentadas...
vou dar mais uma pensada e qquer coisa mando outro email..
ja ja mando outra questao
abracos,
Salhab