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[obm-l] Re: [obm-l] RE: [obm-l] DÚVIDAS INGÊNUAS!
999 = 1000 - 1. Portanto, 7583*999 = 7583000 - 7583.
Benedito
----- Original Message -----
From: "Filipe de Carvalho Hasché" <filipe_carvalho@hotmail.com>
To: <obm-l@mat.puc-rio.br>
Sent: Tuesday, April 24, 2007 1:44 PM
Subject: [obm-l] RE: [obm-l] DÚVIDAS INGÊNUAS!
>
>>Como posso achar o produto de 7583*999 sem fazer a multiplicação
>>
>
> =======================================================
> ---> eu pensei em fazer 7583*(1000-1) e aplicar a distributiva.
> mas não pode fazer multiplicação...
>
> 1ª dúvida: vale colocar "3 zerinhos" à direita em vez de multiplicar por
> mil?
> 2ª dúvida: posso multiplicar 7583 por 1? ou isso tb é considerado uma
> multiplicação?
> ========================================================
>
>>
>>Por que chamamos eixo dos x ao eixo horizontal e dos y ao eixo vertical?
>>
>
> ========================================================
>
> Engraçado... hj mesmo estava dando aula pro 1° ano do E.M. e propus o
> seguinte exercício:
>
> "Nas sentença: - x + 2.y - 3 = 0 , identifique:
> ---> a variável independente;
> ---> a variável dependente;
> ---> o coeficiente angular;
> ---> o coeficiente linear."
>
> Obviamente, todos os alunos colocaram q a variável independente era "x".
> Taí uma boa hora pra querbrar esse tipo de paradigma tendencioso.
>
> E se a sentença fosse: - z + 2.w - 3 = 0 ??
>
> Então é bom deixar claro para o nosso aluno q há paradigmas a serem
> quebrados.
> A variável "y" também poderia ser adotada como a variável independente.
> E isso enceja no caso em q o eixo "horizontal" seria a reta dos valores de
> "y".
>
> Além do mais (já fora desse exemplo), podemos ter um sistema NÃO-ORTOGONAL
> de coordenadas cartesianas. E aí, se tiver eixo deitado, não haveria eixo
> "em pé".
>
> Bem... isso tudo deve ser considerado dependendo do estáigo de aprendizado
> do nosso aluno.
> Aprendizado não é uma seqüência "linear" de conhecimentos adquiridos.
> Muitas vezes precisamos "passar por cima" de conceitos formais afim de
> desenvolver uma melhor compreensão de certos asuntos.
> Tão logo possível, podemos retomar esse conceito formal para "reaprender
> corretamente" aquele assunto.
>
> Esse assunto dá muito pano pra manga.
> O importante é que devemos ser vigilantes em nossas práticas de ensino.
>
> Abraços,
> FC.
>
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> Instruções para entrar na lista, sair da lista e usar a lista em
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