[obm-l] RE: [obm-l] DÚVIDAS INGÊNUAS!

>Como posso achar o produto de 7583*999 sem fazer a multiplicação

---> eu pensei em fazer 7583*(1000-1) e aplicar a distributiva.
mas não pode fazer multiplicação...

1ª dúvida: vale colocar "3 zerinhos" à direita em vez de multiplicar por
mil?
2ª dúvida: posso multiplicar 7583 por 1? ou isso tb é considerado uma
multiplicação?

>Por que chamamos eixo dos x ao eixo horizontal e dos y ao eixo vertical?

Engraçado... hj mesmo estava dando aula pro 1° ano do E.M. e propus o
seguinte exercício:

"Nas sentença: - x + 2.y - 3 = 0 , identifique:
---> a variável independente;
---> a variável dependente;
---> o coeficiente angular;
---> o coeficiente linear."

Obviamente, todos os alunos colocaram q a variável independente era "x".
Taí uma boa hora pra querbrar esse tipo de paradigma tendencioso.

E se a sentença fosse: - z + 2.w - 3 = 0 ??

Então é bom deixar claro para o nosso aluno q há paradigmas a serem
quebrados.
A variável "y" também poderia ser adotada como a variável independente.
E isso enceja no caso em q o eixo "horizontal" seria a reta dos valores de
"y".

Além do mais (já fora desse exemplo), podemos ter um sistema NÃO-ORTOGONAL
de coordenadas cartesianas. E aí, se tiver eixo deitado, não haveria eixo
"em pé".

Bem... isso tudo deve ser considerado dependendo do estáigo de aprendizado
do nosso aluno.
Aprendizado não é uma seqüência "linear" de conhecimentos adquiridos.
Muitas vezes precisamos "passar por cima" de conceitos formais afim de
desenvolver uma melhor compreensão de certos asuntos.
Tão logo possível, podemos retomar esse conceito formal para "reaprender
corretamente" aquele assunto.

Esse assunto dá muito pano pra manga.
O importante é que devemos ser vigilantes em nossas práticas de ensino.

Abraços,
FC.